Topo

Insatisfação da base aliada deve impedir votação do Marco Civil nesta terça

Da Agência Câmara

11/03/2014 12h50

A proposta do Marco Civil da Internet, um dos projetos que tranca a pauta de votações do Plenário da Câmara, não deverá ser votada nesta terça-feira (11) por causa da insatisfação dos líderes da base aliada. É o que afirmaram os deputados Vicentinho (SP), líder do PT, e Alessandro Molon (PT-RJ), relator da proposta, ao deixarem a reunião de líderes da base aliada pela manhã, realizada no gabinete da liderança do governo.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também esteve na liderança do governo, mas não quis se pronunciar. Ela não participou da reunião de líderes, mas conversou pessoalmente com líderes e outros deputados da base insatisfeitos com a relação com o governo.

Os deputados reclamam que o governo não cumpre seus compromissos relativos à liberação de emendas parlamentares. “A política deve ser feita numa relação de confiança entre dois lados. É isso que está ruído na atual conjuntura”, disse o deputado Giacobo (PR-PR), ao deixar a reunião.

Segundo Vicentinho, o problema não foi resolvido na manhã de terça. “A situação da base continua insegura”, disse. “A meta principal do PT é votar o Marco Civil da Internet, mas parece que não será possível esta semana, já que alguns partidos da base não querem votá-lo. Não por ser contra a proposta, mas por causa da conjuntura política”, afirmou.

O principal opositor da matéria, o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), não participou da reunião.

Vicentinho acredita, porém, que, a despeito das insatisfações na base aliada, ainda possam ser votados nesta terça os destaques ao projeto de lei do novo Código de Processo Civil em sessão extraordinária, após a ordinária.