Topo

Galaxy Note 3 aposta em tela gigante, caneta e câmera cheia de recursos

O maior diferencial do Galaxy Note 3 é sua caneta de 11 centímetros, acoplada ao aparelho - Divulgação
O maior diferencial do Galaxy Note 3 é sua caneta de 11 centímetros, acoplada ao aparelho Imagem: Divulgação

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 10h04

As 5,7 polegadas de tela fazem do Galaxy Note 3 um grande smartphone – primeira característica que se nota no aparelho. Mas sua robustez não está ligada somente ao tamanho: o processador quad-core de 2,3 GHz e os 3 GB de memória RAM fazem bonito nos quesitos técnicos, rodando aplicativos pesados sem travamentos nem lentidão. O equipamento vem ainda com uma câmera cheia de recursos e com a S-Pen, uma caneta própria da Samsung para facilitar o uso.

Ficha técnica

Nome: Samsung Galaxy Note 3
Tela: Super AMOLED 5,7 polegadas (1920 x 1080)
Sistema Operacional: Android 4.3 Jelly Bean
Memória RAM: 3 GB
Espaço interno: 32 GB (microSD até 64 GB)
Conectividade: Wi-Fi, 4G, Bluetooth, USB, NFC
Câmeras: 13 megapixels e frontal de 2 MP.
Vídeos: UHD 3840 x 2160
Bateria: 3.200 mAh
Dimensões (LxAxP, em cm): 7,9 x 15,1 x 0,8
Peso (em gramas): 168
Preço sugerido: R$ 2.899
Pontos Positivos: Configuração potente, várias funções da câmera, design sofisticado
Pontos Negativos: Caro demais se comparado aos concorrentes, não tem botão específico para câmera, tamanho pode incomodar

Logo que o Note 3 é retirado da caixa, tem-se a impressão de que o fabricante abusou no tamanho do eletrônico. O peso não incomoda, mas suas dimensões realmente pareceram exageradas (principalmente ao tentar guardar o celular no bolso traseiro de uma calça jeans). A telona faz dele um “phablet”, categoria que representa a mistura física entre smartphones e tablets.

Apesar do tamanho, o visual agrada. A tampa traseira é de um material que imita couro, e as laterais contam com apenas dois botões. Um para controle de volume e outro para ligar e desligar o telefone. Há ainda mais uma tecla, na parte frontal, para levar o usuário à tela inicial e gerenciar tarefas.

O maior diferencial do Galaxy Note 3 é sua caneta de 11 centímetros, acoplada ao aparelho. O acessório possui um botão lateral que,ao ser pressionado a até 1 cm da tela, abre um menu de ferramentas. Entre as opções estão o acionamento do S-Finder, mecanismo de busca do celular, o uso do bloco de rascunho e do lembrete de anotações.De forma geral, a caneta se mostra realmente útil para desenhar e menos essencial para escrever.

Outro destaque vai para a possibilidade de dividir a tela do smartphone em duas, que podem ser controladas simultaneamente. Um exemplo de como esse recurso é prático ocorreu na hora de abrir o site do banco e utilizar a parte dividida da tela como calculadora. A “dobradinha” poupa tempo e não necessita que você feche um aplicativo para abrir outro.

Câmera
Quem tem mãos pequenas poderá enfrentar um verdadeiro desafio ao tentar tirar fotos e gravar vídeos com o phablet. Isso porque o gigante da Samsung não tem um botão específico para a câmera (só o de volume, que se transforma em um ajustador de zoom). Para tirar fotos, portanto,é necessário apertar uma área específica indicadana tela.

A qualidade das imagens e dos vídeos não decepciona: as câmeras frontal e traseira têm 2 megapixels e 13 MP, respectivamente. As fotos saem com qualidade semelhante às do LG G2, mas inferiores às do Sony Xperia Z1, concorrentes diretos do Galaxy Note 3.

As funções da câmera revelaram-se uma agradável surpresa durante o teste. Destaca-se a “Som e Foto”, que tira uma foto e captura o som ambiente. A “Foto Animada” também agrada: nela, é possível congelar ou animar parte do objeto em movimento que foi fotografado. “Melhor Foto” e “Melhor Face” disparam diversos cliques, possibilitando que o fotógrafo escolha qual o melhor resultado.

Se quiser brincar com as fotos tiradas, há a opção de rabiscá-las com a caneta. A alternativa pode ser muito divertida, principalmente se você gostar de pintar bigodes nas fotos dos seus amigos.