Topo

Nokia X tem 1 mi de unidades reservadas em pré-venda na China, diz empresa

24.fev.2014 - Stephen Elop, director-executivo da Nokia, apresenta o smartphone Nokia X - Gustau Nacarino/Reuters
24.fev.2014 - Stephen Elop, director-executivo da Nokia, apresenta o smartphone Nokia X Imagem: Gustau Nacarino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 17h41

A Nokia anunciou na tarde desta sexta-feira (14) que o smartphone Nokia X, um aparelho de baixo custo baseado no código aberto do Android, já tem 1 milhão de reservas para a pré-venda na China. O registro de intenção de compra estava aberto há quatro dias.

A decisão da companhia de usar outro sistema operacional em seu celular é considerada controversa, pois a companhia foi recentemente comprada pela Microsoft, que produz o sistema móvel concorrente Windows Phone.

Apresentado durante o Mobile World Congress 2014 (evento de tecnologias móveis realizado em Barcelona, na Espanha) em fevereiro, o aparelho faz uma mescla de interface gráfica ao juntar o sistema de blocos do Windows Phone com a plataforma de código aberto Aosp -- que serve de base para o Android. Oficialmente, a empresa reforça que trata-se de uma plataforma própria.

Apesar da compatibilidade, os usuários não usarão a loja virtual Google Play para baixar aplicativos: o download deve ser feito via Nokia Store. Esta alternativa não terá todos os programas para Android, pois alguns precisam de serviços do Google (caso da ferramenta de mapas) para funcionar. Os programas terão de ser adaptados por desenvolvedores e aprovados pela Nokia antes de serem disponibilizados.