Topo

Aplicativos permitem testar no celular velocidade de conexão à internet

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 06h00

Está difícil navegar na internet? Quer saber quanto sua operadora está realmente entregando de velocidade de acesso? Para isso, você pode instalar um aplicativo de monitoramento. Esses programas trabalham com informações como taxa para download e upload, tempo de latência e perda de pacotes. Por se tratar de um acesso móvel, o resultado pode variar de acordo com a localização do usuário. Confira a seguir quatro opções gratuitas.

É importante ressaltar que o resultado das quatro apresenta variações para uma mesma conexão. Em um teste na noite de domingo (16), as velocidades de download apresentadas para um aparelho com plano Vivo 3G Plus foram de 487,5 Kbps (kilobits por segundo) a 2,26 Mbps (megabits por segundo). Por isso, o usuário deve escolher o app que considera estar mais de acordo com a realidade de sua conexão. 

Brasil Banda Larga

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/brasil-banda-larga-1394814378497.vm$escape.getQ())Ferramenta disponibilizada pela Anatel, o Brasil Banda Larga é um programa enxuto. Ele verifica velocidade de download e upload, latência (tempo necessário para um pacote de informação deixar o computador e chegar ao destino) e perda de pacotes, entre outros dados.

Para utilizá-lo, é preciso criar login, senha e tocar em “testes”. Em menos de um minuto, ele realiza as avaliações e exibe um diagnóstico sobre a velocidade da conexão. A interface permite ainda alterar o tempo monitorado (semana, mês, trimestre ou ano).

Grátis para iPhone e Android

Simet

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/simet-1394814413060.vm$escape.getQ())O Simet (Sistema de Medição de Tráfego Internet) é oferecido pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira. Os resultados são coletados e utilizados em um mapa criado pela entidade para avaliar a qualidade das conexões no Brasil.

Ao tocar em “testes”, ele checa seu acesso e exibe vários gráficos. Dá para avaliar o tempo de latência, velocidade de upload e download e a perda de dados.

O aplicativo permite armazenar os resultados (inclusive com a localização em um mapa), facilitando a comparação de desempenho em diferentes regiões, e inclui opção para compartilhamento via Twitter ou Facebook.

Travou duas vezes durante os testes, realizados com um iPhone 5, com o iOS 7.

Grátis para iPhone e Android

Speedtest.net

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/speedtest-app-velocidade-1394814425358.vm$escape.getQ())Aplicativo com interface bem intuitiva e agradável, com os dados simbolizados por um velocímetro. Basta tocar no botão “iniciar teste” para que o software verifique as velocidades de download e upload. Ele localiza e exibe na tela os servidores mais próximos, com cidade e distância em quilômetros.

Quem quiser pode enviar diretamente do aplicativo os resultados da medição por e-mail, Twitter, Facebook ou SMS. Para remover a publicidade, que é exibida com frequência, é necessário pagar US$ 0,99.

Grátis para iPhone, Android e Windows Phone

Cisco Global Internet Speed Test

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/aplicativo-cisco-de-medir-velocidade-da-internet-1394814397600.vm$escape.getQ())Quer comparar sua conexão com outros usuários ao redor do mundo? É o que permite esta ferramenta da Cisco. Ela checa em poucos segundo sua conexão móvel à rede (via Wi-Fi, 3G ou Edge), exibe a média ao redor do planeta e informa em qual país foram registradas as melhores conexões nos últimos dias (considerando apenas a velocidade de download).

Terminada a avaliação, o programa exibe o a velocidade e diz o que é possível fazer com esse tipo de conexão (navegar na internet, mandar um e-mail ou ver filmes online, por exemplo).

Em medições feitas em sequência, com intervalos de poucos segundos, o aplicativo foi o que apresentou resultados com maior variação entre os quatro avaliados. Permite compartilhar os dados via Twitter.

Grátis para iPhone e Android