Topo

Estudo: leitor de notícias via Facebook navega menos no site de destino

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 15h47

Leitores que são direcionados a sites de notícias ao clicarem em links no Facebook tendem a gastar menos tempo navegando nas páginas do que aqueles que acessam diretamente o conteúdo pelo navegador de internet. O dado é de uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Pew Research Center Journalism Project, especializado em estudos ligados a jornalismo online.

Tráfego em sites de notícias

Leitores queMinutos por visitaPáginas por visitaVisitas por leitor
Chegam diretamente4min36s24,810,9
Chegam pelo Facebook1min41s4,22,9
Chegam por buscadores1min42s4,93,1
  • Fonte: Pew Research | Março 2014

Quem acessa o conteúdo diretamente gasta, em média, quase o triplo do tempo navegando no site de notícias: cerca de 4min38s ante a 1min41s de navegação de quem chega pelo Facebook.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de páginas acessadas por quem acessa diretamente o site de notícias também é consideravelmente maior. São 24,8 páginas por visitante, em média, contra 4,2 dos leitores redirecionados pelo Facebook.

Além disso, o leitor que chegou diretamente ao site de notícias fez 10,9 visitas durante o período da pesquisa; aquele que chegou via links do Facebook fez 2,9 visitas.

Segundo o Pew Research, o fenômeno foi observado em uma grande variedade de sites de notícias analisados – 26 no total. Entre eles estão os mais “tradicionais” (como o da ABC News), os de audiência menor (como mrconservative.com), os agregadores (como o Yahoo News) e os de origem “100%” digital (caso do BuzzFeed). 

Os dados mostram que a forma de entrada nas páginas é importante para a experiência do usuário e que os sites não têm como controlar esse meio de acesso, frisa o instituto.

A pesquisa foi feita com dados colhidos entre abril e junho de 2013 de internautas dos Estados Unidos que usam desktops ou laptops.  Não foi informada a margem de erro.