Topo

Excel: aprenda a criar planilhas de faltas e percentual de aproveitamento

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

20/03/2014 06h00

Uma leitora entrou em contato com o UOL Tecnologia pedindo dicas de como criar uma tabela no Excel que calculasse automaticamente o percentual das faltas e o aproveitamento mensal dos funcionários de uma empresa. Abaixo, você confere o passo a passo para realizar a tarefa (se preferir, pode baixar o arquivo já pronto).

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Crie uma tabela com quatro colunas. No exemplo, foi criada uma com o nome do funcionário, as horas trabalhadas, as horas que o profissional está devendo e o aproveitamento percentual no mês. Em seguida, preencha a tabela de horas trabalhadas de cada funcionário de acordo com os dados da empresa.$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/planilhas-de-faltas-e-percentual-de-aproveitamento---1-1395272237383.vm$escape.getQ())

Na coluna de “Horas devendo”, será calculado, com base em um número mínimo de horas que o empregado deve cumprir, quantas ele ficou devendo no mês. Para isso, utilize a fórmula =(número mínimo de horas-célula das horas trabalhadas). No exemplo, ficou =(176-E6).

Você pode copiar e colar uma fórmula em diferentes células: ao fazer isso, os dados modificam-se de acordo com a linha ou coluna onde foram inseridas. Para copiar, clique na célula e use o comando Ctrl + C (não copie a fórmula, mas sim a própria célula). Em seguida, cole esta célula em outra célula usando Ctrl + V.$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/planilhas-de-faltas-e-percentual-de-aproveitamento---2-1395272246087.vm$escape.getQ())

Antes de passar para a coluna do aproveitamento percentual, uma dica que pode auxiliar a leitura da tabela é criar campos de comentários. Para fazer isso, clique com o botão direito e escolha “Inserir comentário”. $escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/planilhas-de-faltas-e-percentual-de-aproveitamento---3-1395272252607.vm$escape.getQ())

Na coluna de “Aproveitamento”, será utilizada uma fórmula baseada no número de horas mínimas de trabalho (se ele trabalhou esse exato valor, terá 100% de aproveitamento). Antes de fazer isso, porém, classifique os futuros resultados como porcentagem. Selecione as células da coluna e troque na barra de ferramentas o campo “Geral” para “Porcentagem”.$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/planilhas-de-faltas-e-percentual-de-aproveitamento---4-1395272260087.vm$escape.getQ())

Agora é hora de inserir a fórmula. No exemplo, ficou =(E4*100)/176/100). Considere que E4 é a célula referente às horas trabalhadas, enquanto 176 representa o número de horas mínimas que o profissional deve cumprir. Esse número pode ser alterado de empresa para empresa.

Após inserir, copie e cole essa célula em outras da mesma coluna, para transferir a fórmula (não copie a fórmula, mas sim a própria célula).

Quando a tabela estiver completa, a tabela ficará assim. E você ainda pode incluir comentários para facilitar a organização.