Topo

Câmera conectada à internet vigia casa do usuário dia e noite; veja teste

Câmera da D-Link permite monitorar remotamente casa; equipamento consegue filmar mesmo no escuro - Divulgação
Câmera da D-Link permite monitorar remotamente casa; equipamento consegue filmar mesmo no escuro Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

21/03/2014 06h00

A câmera D-Link DCS-942L é voltada a usuários domésticos, que tenham uma conexão de internet sem fio. Além de filmar dia e noite (até mesmo no escuro), o equipamento transmite as imagens com áudio a qualquer dispositivo com acesso à web (como smartphones e PCs). O equipamento com preço sugerido de R$ 530 pode armazenar o conteúdo filmado em um cartão.

A câmera serve para monitorar diversos ambientes. Por exemplo: deixe o dispositivo no quarto do seu filho e acompanhe as atividades dele enquanto trabalha. Outra possiblidade é colocar em seu escritório e ver a distância o que ocorre enquanto você está ausente. Há diversas possibilidades para quem precisa monitorar ambientes remotamente.

As ressalvas estão na dificuldade em operá-la. No PC, é necessário fazer diversas manobras para conseguir assistir ao que ela grava. Já utilizando o aplicativo para smartphone e tablet, as imagens demoram bastante até aparecer.

Quantos às imagens, embora sejam exibidas em preto e branco, cumprem o que o usuário deseja: é possível ver perfeitamente o que está acontecendo nos ambientes e reconhecer pessoas sem dificuldade. As imagens gravadas de noite são boas, fugindo do estilo “Bruxa de Blair”. Esqueça tons de verde ou azul: a tela apresenta imagens em boa qualidade e ótimo contraste, mesmo na gravação em ambiente sem luz.

Com relação ao áudio, é possível ouvir muito bem o que ocorre no ambiente em que a câmera está ligada. Escutam-se desde conversas até barulhos de um telefone desligando ou uma cadeira sendo arrastada.

Caso o usuário não tenha tempo para assistir ao conteúdo ao vivo, basta colocar um cartão microSD de até 16 GB na câmera (o qual, de acordo com a configuração escolhida, pode garantir 12 horas de filmagem). Ele gravará tudo o que acontece. Para assistir ao conteúdo, mude o modo de exibição para reprodução (em seu computador ou dispositivo móvel), e o programa mostrará o que foi gravado enquanto você não estava monitorando ao vivo.

Passo a passo

Um CD que acompanha a câmera ensina como fazer a instalação no computador: o passo a passo é bastante didático e mesmo os usuários leigos entendem o que fazer. Vale ressaltar que o CD só serve para instalar o aparelho e não para visualizar a gravação.

No processo de instalação, também é necessário criar uma conta no site da D-Link: somente com ela é possível acessar online as imagens registradas pela câmera.

Para ver o conteúdo pelo PC, o usuário deve entrar no site do mydlink (https://br.mydlink.com/device). Porém, durante os testes feitos pelo UOL Tecnologia, esse procedimento deu muito, muito trabalho. Foi necessário desinstalar o Java da máquina e reinstalá-lo uma porção de vezes. Mesmo assim, a transmissão não foi realizada em todos os navegadores do PC. Google Chrome e Mozilla Firefox ficaram na mão. Internet Explorer rodou o conteúdo aos trancos e barrancos.

Quando utilizar o app, o usuário deve ter um pouco de paciência. Dependendo do nível da conexão, o aplicativo pode demorar para exibir a filmagem: o atraso de cinco até 25 segundos vale para imagens e som.

Pelo aplicativo, também é possível fazer capturas de tela. Basta apertar o ícone com uma câmera fotográfica que fica no menu, na parte inferior da tela. As imagens são salvas em baixa resolução e podem ser enviadas diretamente para seu e-mail. Todas as fotografias possuem uma marcação na parte superior, onde aparecem a data, o horário e o modelo da câmera.