Topo

Garoto de 8 anos cria aplicativo infantil que organiza vídeos do YouTube

Mohamed Tariq Jaffar Ali tem apenas oito anos de idade, mas já faz sucesso como desenvolvedor de aplicativos para smartphones - Divulgação/Nokia/Microsoft
Mohamed Tariq Jaffar Ali tem apenas oito anos de idade, mas já faz sucesso como desenvolvedor de aplicativos para smartphones Imagem: Divulgação/Nokia/Microsoft

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 14h07

Mohamed Tariq Jaffar Ali tem apenas oito anos de idade, mas já faz sucesso como desenvolvedor de aplicativos para smartphones. Ele criou um programa capaz de juntar em um único local os vídeos de desenhos animados para crianças que são publicados no YouTube. Chamado Kids Zone, ele já foi baixado mais de 1.200 vezes na loja do Windows Phone.

O Kids Zone é gratuito e também ajuda as crianças a criarem canais temáticos para organizar  os desenhos animados que gostam de ver. Tariq criou em seu smartphone, por exemplo, o canal “Mickey Mouse” para a irmã de quatro anos.

Tariq vive em Methuen, em Massachusetts (Estados Unidos) e estuda no terceiro ano escolar da Academia Islâmica para a Paz. Ele começou a se familiarizar com a tecnologia móvel com a ajuda de seu pai Jaffar Ali, que é engenheiro de software.

Ambos participaram no ano passado do Nokia Developer Day, evento anual voltado para desenvolvedores de software da fabricante de celulares. Segundo o próprio Tariq, foi lá que ele se interessou pelo Windows Phone App Studio, que permite que pessoas sem conhecimento profundo em programação criem aplicativos gratuitos. No final da sessão de treinamento do App Studio durante o evento, ele já havia criado a base do Kids Zone.

Com o lançamento do aplicativo, Tariq agora tem de lidar com a “fama” na escola onde estuda. “É muito divertido. Um dia, todo mundo começou a me perguntar dele. Eles me viram na internet”, conta o menino.

Atualmente ele planeja criar um outro aplicativo com informações sobre o sistema solar, países e capitais. “Acredito que será bom e ajudará as crianças”, diz.

Segundo a Microsoft, o Kids Zone é usado por pessoas em Portugal, México, Canadá, Chile, Dinamarca, França, Alemanha, Índia e Líbano.    

Aplicativo Kids Zone - Divulgação - Divulgação
O Kids Zone é gratuito e ajuda crianças a criarem canais para organizar vídeos de desenhos animados que gostam de ver
Imagem: Divulgação