Topo

Office ganha app para iPad; versão grátis só permite visualizar arquivos

Versão do Microsoft Word feita especificamente para o tablet iPad; pacote Office está disponível gratuitamente - Divulgação
Versão do Microsoft Word feita especificamente para o tablet iPad; pacote Office está disponível gratuitamente Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/03/2014 15h05Atualizada em 27/03/2014 17h09

A Microsoft apresentou nesta quinta-feira (27) uma versão para iPad do Office. O aplicativo, chamado Microsoft Office Mobile, estará disponível para download na loja de aplicativos da Apple a partir desta quinta - ele inclui os programas Word, Excel e Power Point. Usuários do tablet da Apple podem baixar o programa diretamente na App Store

Por padrão, quem baixar o app gratuito conseguirá apenas visualizar os arquivos criados no próprio Office. Para editá-los diretamente no tablet, é necessário ser assinante do Office 365 (sistema de assinatura da suíte de escritório). O preço sugerido da assinatura para usuários domésticos é de R$ 209 por ano.

“Queremos ter certeza que nossos milhões de usuários possam ter acesso aos arquivos do pacote Office de forma fiel, em todos os dispositivos que usam”, disse Satya Nadella, diretor-executivo da Microsoft.

Microsoft, Excel e Power Point

No Word, o usuário terá uma interface parecida com as versões atuais utilizadas no computador. Será possível, por exemplo, formatar textos, criar tabelas e redimensionar imagens. O programa também permitirá a edição de documentos em grupo. No lado direito superior da aplicação, será possível ver quais usuários convidados estão acessando ao arquivo simultaneamente.

No Excel, a experiência para preencher planilhas é facilitada pelo uso de um teclado numérico. Além disso, o programa conta com um recurso que auxilia na criação de gráficos.

Versão móvel do Excel permitirá criar tabelas e gráficas diretamente no iPad - Divulgação - Divulgação
Versão móvel do Excel permitirá criar tabelas e gráficas diretamente no iPad
Imagem: Divulgação

O usuário do PowerPoint poderá criar apresentações diretamente do iPad. Funções como redimensionar imagens e aplicar efeitos de transições também estarão disponíveis na versão do programa para o tablet da Apple.

Por estar conectado ao SkyDrive (serviço na nuvem da Microsoft), cada alteração feita nos documentos será sincronizada diretamente na internet.

Histórico

Com a estreia do Office para iPad, a companhia passa a atender as principais plataformas de tecnologia móvel. Anteriormente, a companhia já tinha lançado uma versão da suíte de aplicativos para a plataforma Android e uma específica para iPhone.

Apesar de ter o pacote de escritório mais famoso do mundo com 1 bilhão de usuários, segundo a Microsoft, a gigante da área de software demorou para liberar a solução para plataformas de outras companhias.

Enquanto isso, o Google, por exemplo, comprou o QuickOffice. A empresa oferece gratuitamente as funções de editor de texto, planilha e apresentações para Android e iOS. Tudo que é feito pode ser sincronizado com o Google Drive.

A Apple, recentemente, começou a disponibilizar gratuitamente para novos aparelhos os programas Pages, Keynote e Numbers -- os equivalentes ao Word, PowerPoint e Excel, da Microsoft. Os arquivos editados podem ser sincronizados com o serviço iCloud, da Apple.