Topo

Saiba como deletar de vez imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 06h00

O leitor Vinícius entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como apagar arquivos recebidos no WhatsApp. De acordo com o leitor, ele recebe eventualmente filmes e imagens que não o agradam e não quer mantê-los em seu smartphone (você também pode impedir o salvamento automático desses arquivos).

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O tutorial a seguir foi realizado com o Android 4.2.2, mas o procedimento é semelhante em outras versões do Android e também no iPhone.

1. Abra a pasta em que o Whatsapp armazena as mídias. No exemplo, como foi utilizada uma foto, ela está em WhatsApp Images.

Aprenda a excluir imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Pressione a imagem como o dedo até marcá-la com um “check” (um V estilizado). Aparecerá um símbolo de lixeira: clique sobre ela. Caso seu telefone não seja touchscreen, basta abrir a imagem e, depois, apertar o botão de menu do celular. Entre as opções de manipulação do arquivo, escolha aquela que o apaga.

Aprenda a excluir imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Confirme a operação.

Aprenda a excluir imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Em alguns sistemas, a miniatura das mídias ainda pode aparecer na conversa. Nesse caso, basta realizar o procedimento acima (encontrar a mídia, pressionar o item e clicar em lixeira) também no chat.

É importante lembrar que, caso o usuário vá diretamente à conversa e apague a mídia (seja imagem, filme, arquivo sonoro), ela continuará no smartphone. Além disso, somente limpar a conversa também não funciona: as mídias continuarão salvas em seu telefone.

Aprenda a excluir imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução