Topo

Saiba como transferir fotos e vídeos do Android para o PC sem usar cabos

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 06h00

O leitor Tadeu entrou em contato com o UOL Tecnologia, pois precisa de uma alternativa para transferir fotos e filmes criados com seu smartphone Samsung S4 para o computador. De acordo com o internauta, o telefone não realiza a operação por cabo USB por algum motivo desconhecido.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Para solucionar o problema, o usuário pode baixar um aplicativo que transfira o conteúdo do celular para o PC via internet. Um dos mais práticos é o Wireless Transfer App. O download deve ser feito tanto no computador de mesa como no telefone.

A ferramenta é extremamente prática: com dois cliques é possível transferir conteúdo entre os dois eletrônicos. Neste quesito, leva vantagem até mesmo sobre nomes famosos como Google Drive e Dropbox. Essas duas aplicações primeiro levam o conteúdo à nuvem, para depois permitir o download. Com o Wireless Transfer App, a troca de dados é direta (desde que os equipamentos compartilhem a mesma rede sem fios).

As versões disponíveis para computador (Mac e Windows) são baixadas diretamente no site. O app é gratuito para Android, mas pago para iOS. Após fazer o download no smartphone e no computador e instalá-lo, acompanhe o tutorial.

1. Abra o Wireless Transfer App em seu smartphone. Veja que há um número na parte de baixo da tela. É com ele que você conseguirá transferir o conteúdo do seu celular para o PC. Copie o número.

Saiba como transferir fotos e vídeos do Android para o PC sem usar cabos 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Em seu computador, abra o programa. Agora, coloque o número que aparece em seu aplicativo do celular no campo “Device”. Depois, clique no botão “Enter” de seu teclado.

Saiba como transferir fotos e vídeos do Android para o PC sem usar cabos 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Pronto! Todas as imagens e vídeos de seu telefone aparecerão automaticamente no seu computador. Para baixá-las no PC, vá até a lateral e clique na pasta que deseja. Depois, aperte Download All e as mídias serão enviadas. 

Saiba como transferir fotos e vídeos do Android para o PC sem usar cabos 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução