Topo

EUA criticam Samsung por uso comercial de selfie de jogador com Obama

Na imagem, David Ortiz tira selfie com Barack Obama, presidente dos EUA, em evento na Casa Branca - Larry Downing/Reuters
Na imagem, David Ortiz tira selfie com Barack Obama, presidente dos EUA, em evento na Casa Branca Imagem: Larry Downing/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/04/2014 18h12Atualizada em 03/04/2014 18h19

Um selfie (autorretrato) tirado pelo jogador de beisebol David Ortiz com Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, está sendo alvo de controvérsia. Ortiz, que tem um contrato com a Samsung, tirou uma foto com o presidente e postou no Twitter. Na sequência, a imagem foi replicada pelo perfil da empresa sul-coreana na rede social.

A equipe da presidência disse que não achou justo o uso da foto e que Obama não sabia do contrato entre o jogador e a marca. “Por regra, a Casa Branca se opõe ao uso de imagens do presidente para fins comerciais”, disse Jay Carney, secretário de imprensa da presidência.

Carney não informou se a presidência entrou em contato com a Samsung ou o jogador de beisebol. Também não há informações se foi pedido a Carney que a foto fosse apagada.

De acordo com “The Wall Street Journal”, a Samsung divulgou um comunicado elogiando o “momento histórico” e dizendo que havia combinado com o jogador que ele mostrasse como compartilhar imagens com seus fãs.

A imagem foi tirada na última terça-feira (1º) durante um encontro do presidente com o Boston Red Sox. Em entrevista ao jornal americano “Boston Globe”, David Ortiz disse que a imagem com o presidente não foi pedida por alguém da equipe da Samsung.

O caso do selfie do jogador com o presidente vem após outra situação envolvendo a fabricante sul-coreana. A empresa pagou para Ellen DeGeneres, apresentadora do Oscar, para tirar um autorretrato com celebridades durante a premiação. A imagem tornou-se a mais compartilhada do Twitter.

(Com “ABC News” e “Wall Street Journal”)