Topo

Recurso autocompletar preenche de forma rápida células do Excel

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

03/04/2014 06h00

Na hora de fazer uma planilha, o recurso autocompletar pode ser muito útil na hora de preencher informações sequenciais (como meses, os anos ou algarismos). Saiba como utilizar essa ferramenta e economizar tempo.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Recurso autocompletar preenche de forma rápida células do Excel 3 - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução
1. Selecione essas duas células já estão preenchidas no software e vá até o canto inferior direito do campo de baixo.

Quando o ponteiro do mouse mudar de uma cruz branca para uma cruz preta, clique no local selecionado e arraste para baixo até quanto achar necessário.

Cada célula do programa Excel que estiver nessa seleção será completada por um número que vier em sequência imediata.

Recurso autocompletar preenche de forma rápida células do Excel 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
2. Se apenas uma das linhas for preenchida e o recurso de autocompletar for utilizado, o programa repetirá o conteúdo da célula nas demais linhas.

Se duas ou mais células forem preenchidas com números que, à primeira vista, não parecem sequenciais, o Excel tentará completar as linhas restantes adotando alguma lógica numérica.

Ex: a primeira linha foi preenchida com 2 e a segunda, com 17 . A terceira será preenchida automaticamente com 32, a quarta será com 47 e assim sucessivamente, aumentando o valor de 15 em 15.

3. O preenchimento automático também pode ser utilizado em datas e dias de semana. Para isso, preencha dois dias da semana em células sequenciais (uma em cima acima da outra) e faça o mesmo procedimento já explicado. Quando o ponteiro do mouse ficar preto, no canto inferior direito da célula, arraste-o para habilitar o autocompletar.

Recurso autocompletar preenche de forma rápida células do Excel 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Recurso autocompletar preenche de forma rápida células do Excel 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
4. É possível usar esse recurso em duas colunas ao mesmo tempo. No exemplo, a técnica foi utilizada para completar os dias da semana junto com as datas do mês, como em um calendário.

Para fazer isso, preencha duas células de cada coluna com informações sequenciais. Em seguida, vá ao canto inferior direito da segunda coluna e, quando aparecer a seta com a cruz preta, arraste o cursor para baixo, como no processo feito nos passos anteriores.