Topo

Usar gadgets antes de dormir piora qualidade do sono, diz pesquisa

Pesquisa realizada na Inglaterra diz que luz azul emitida por eletrônicos prejudica o sono - Carlo Allegri/Reuters
Pesquisa realizada na Inglaterra diz que luz azul emitida por eletrônicos prejudica o sono Imagem: Carlo Allegri/Reuters

04/04/2014 11h53

O uso de smartphones, tablets e outros aparelhos luminosos antes de dormir pode atrapalhar a qualidade do sono dos usuários, segundo um estudo realizado pela Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.

A pesquisa ouviu 2.149 adultos ingleses sobre seus hábitos na hora de dormir. O resultado mostrou que 59% dessas pessoas dormem menos de sete horas por noite. O recomendado, segundo a pesquisa, é entre 7h30 e 8h de sono.

De acordo com os dados, o número de pessoas constatadas com esse problema é 39% maior do que o observado em um estudo de 2013. A culpa, segundo o professor responsável pelo levantamento, Richard Wiseman, é dos gadgets.

“A luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos suprime a produção do hormônio que induz o sono. Por isso, é importante evitá-los antes de dormir", comentou Wiseman.

Outro dado apontado pela pesquisa é que 79% dos entrevistados afirmaram utilizar os produtos luminosos antes de dormir. Se for observada somente a faixa etária entre 18 e 24 anos, o índice pula para 91%.

Wiseman diz ainda que a falta de sono pode causar problemas como ganho excessivo de peso, ataques cardíacos, diabetes e até câncer.