Topo

Evento em SP deve criar 'carta de princípios' sobre governança da internet

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 12h56

O evento Netmundial, a ser realizado nos dias 23 e 24 de abril em São Paulo, deve dar origem a uma “carta de princípios” de governança da internet (conjunto de acordos e tratados, que permitem uma “padronização” da web em todo o mundo). Durante apresentação nesta terça-feira (15) sobre o encontro, Virgílio Almeida, presidente da Netmundial, enfatizou tratar-se de uma iniciativa multissetorial, e não governamental. 

O encontro ganhou destaque após a aprovação do Marco Civil da Internet, no final do mês passado. Na ocasião, o relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), afirmou que seria “ideal” o Senado votar o texto antes da realização deste evento de internet – possivelmente para que o Marco Civil seja apresentado aos participantes estrangeiros.

A presidente Dilma Rousseff fará a abertura e também um discurso sobre governança, expondo o ponto de vista do governo brasileiro.

Assim como acontece no setor ambiental, comparou Almeida, o sumário da Netmundial servirá de subsídio para outras reuniões sobre o mesmo tema. Segundo ele, o Brasil dará o pontapé para a discussão da governança multissetorial da internet, que se desenvolverá em encontros futuros. Ele citou dois eventos sobre internet, ainda em 2014, a serem realizados na Turquia e na Coreia do Sul. Não há planos de repetir o Netmundial: trata-se de um encontro com edição única.

São esperados para o encontro 900 participantes, de dezenas de países e setores diferentes (governos, empresas, ONGs, instituições acadêmicas e áreas técnicas).

Entre os temas a serem debatidos estão segurança, privacidade, liberdade de expressão, papel dos governos e acesso universal à rede.

“Até o ano passado, o foco da governança era muito centrado em aspectos técnicos. Com as revelações de Edward Snowden [ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA], ganharam importância as questões políticas e sociais”, afirmou Almeida, que também é secretário de politica de informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Evento paralelo
Paralelamente ao encontro no hotel Grand Hyatt, fechado ao público, será realizada a Arena Netmundial – o objetivo é permitir que qualquer pessoa participe da discussão da governança. A arena ficará sediada no Centro Cultural de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de abril, mas suas atividades serão transmitidas ao vivo pela internet.

Os internautas também podem interagir com o evento nas redes sociais Twitter e Facebook. As hashtags oficiais criadas para o evento são #ParticipaBR e #ArenaNetMundial.