Topo

Sem neutralidade, operadora nos EUA consegue mais velocidade no Netflix

Serviço de streaming Netflix é mais rápido em alguns países, onde operadoras fazem acordo com a companhia - Divulgação
Serviço de streaming Netflix é mais rápido em alguns países, onde operadoras fazem acordo com a companhia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 18h07Atualizada em 16/04/2014 20h19

Em um post em seu blog oficial, o Netflix anunciou que após um acordo fechado em fevereiro com a operadora Comcast, nos Estados Unidos, os clientes passaram a ter mais velocidade para assistir aos vídeos do serviço de streaming (transmissão de arquivos pela internet). A decisão vem após o fim da neutralidade da rede, que determina que conteúdos devem ser tratados igualmente na internet.

A negociação entre as empresas, diz o Netflix, fez com que a velocidade para acessar o serviço passasse de 1,51 Mbps em janeiro para 2,5 Mbps em março.

“O Netflix se compromete a oferecer uma ótima qualidade de transmissão. Para isso, investimos na melhoria contínua da transmissão. Parte desse investimento é uma colaboração com os provedores de internet para facilitar a entrega do serviço Netflix e evitar congestionamentos”, justifica a empresa em seu blog oficial

A operadora também relatou um acordo com a operadora Telenor, que atua na Noruega, Suécia e Dinamarca. Segundo a empresa, a empresa criou uma conexão direta ao Netflix trazendo “melhorias”.

Esses acordos do Netflix com as operadoras, basicamente, fazem com que as redes dessas empresas tratem o tráfego de usuários do Netflix de forma distinta. Dessa forma, os assinantes da plataforma de vídeo por streaming ficam com uma conexão mais rápida para o serviço.

Apesar do trato com as operadoras, Reed Hastings, diretor-executivo do Netflix, mostrou-se a cobranças adicionais aos clientes, por parte das operadoras, para que usem o serviço de conexão diferenciada. . “Um provedor deve oferecer acesso à internet suficiente para seus clientes, sem adicionais.”

Velocidade média

Junto com anúncio, a empresa também divulgou um índice que aponta a velocidade média do serviço no Brasil no mês de março. De acordo com a companhia, clientes da GVT tiveram a maior taxa média com 3,03 Mbps (Megabits por segundo). Na sequência, vem Live TIM (2,92 Mbps), Net Virtua (2,31 Mbps), Algar (2 Mbps), Telefônica (1,45 Mbps) e Oi Velox (1,29 Mbps).

A empresa ressalta que o índice é baseado nos dados coletados de 44 milhões de assinantes no mundo. Além disso, diz a companhia, o desempenho médio fica abaixo do desempenho máximo, devido a vários fatores.