Topo

'Vício' em tablet dificulta aprendizado de crianças, alerta associação

Uso excessivo de tablet tem prejudicado aprendizado das crianças, diz associação britânica - Thinkstock
Uso excessivo de tablet tem prejudicado aprendizado das crianças, diz associação britânica Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 16h21

Introduzir cedo as crianças ao hábito de usar tablets tem afetado, alerta a ATL (Associação de professores e acadêmicos do Reino Unido, em tradução livre). A instituição diz que o uso intensivo de tablets dificulta o desenvolvimento motor, o que tem atrapalhado em tarefas como a escrita, por exemplo.  As informações são do “Daily Mail”.

De acordo com a associação, a "onipresença" desse eletrônico está ligado ao baixo desempenho escolar, alta irritabilidade e falta de interesse em outras atividades que não estejam relacionadas com a internet.

Durante conferência dos profissionais de educação realizada em Manchester (Reino Unido), membros da associação aconselharam pais e professores a restringirem o acesso desenfreado a tablets.

“Tenho conversado com professoras de pré-escola e elas têm mostrado preocupação com o crescente número de crianças que sabem mexer em um tablet, mas têm pouca ou nenhuma coordenação motora para brincar com blocos montáveis”, disse Colin Kinney, representante da ATL na Irlanda do Norte.

Kinney disse que é comum alguns pais se orgulharem sobre a habilidade dos filhos com tablets. No entanto, essas crianças não conseguem socializar com os outros colegas.  Também é comum que os alunos apresentem problemas em decorar textos para peças teatrais e na realização de atividades escritas.

“Temos visto crianças com conhecimentos ótimos em computação, mas isso acaba descompensado pela falta de prática com atividades com papel e lápis. Como estão acostumados com a internet, eles confiam sempre na ajuda instantânea proporcionada pela rede”, afirmou.

Além da falta de habilidade em atividades escolares, o "vício" em eletrônicos tem afetado a saúde das crianças, segundo a associação. Há as que chegam cansadas por jogarem a noite toda, as que não fazem nenhum tipo de atividade física e as que desenvolvem LER (lesão por esforço repetitivo).