Topo

Mulher pode ser presa nos EUA por criar perfil falso de político no Twitter

Foto de 7 de maio de 2013 mostra Jim Ardis, prefeito de Peoria (Illinois). A polícia local tenta localizar quem se passava pelo político em uma conta satírica no Twitter - Ron Johnson/Journal Star/AP
Foto de 7 de maio de 2013 mostra Jim Ardis, prefeito de Peoria (Illinois). A polícia local tenta localizar quem se passava pelo político em uma conta satírica no Twitter Imagem: Ron Johnson/Journal Star/AP

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 12h11Atualizada em 21/04/2014 10h49

Um perfil satírico no Twitter criado em nome do prefeito de Peoria, em Illinois (Estados Unidos), levou a polícia a realizar buscas na casa de uma moradora da cidade. Caso comprovada a autoria, a mulher terá de pagar multa e pode até ser presa por ter criado a conta falsa. As informações são do site americano “Business Insider”.

Michelle Pratt, 27, é suspeita de ter criado a conta falsa @PeoriaMayor. A polícia investiga se Michelle estava se passando pelo prefeito na rede social. Michelle será indiciada e, se ficar comprovado que ela agia de má-fé, terá de pagar uma multa de US$ 2.500 (R$ 5.589) e ficar pelo menos um ano presa.

“Eles me abordaram como se eu fosse uma criminosa”, disse Michelle em entrevista ao jornal local “Peoria-Journal Star”. “Eles disseram que tinham um mandado de busca e levaram todos os dispositivos eletrônicos com acesso à internet. O motivo foi que houve um crime relacionado à internet cometido nesta residência”.

O suposto crime foi a criação de um conta falsa há alguns meses parodiando Jim Ardis, prefeito de Peoria. O perfil tinha uma foto de Ardis e o endereço de e-mail oficial do político. No início, não havia a menção de que era falso. Isso só foi feito em março.

Na conta, de acordo com o jornal local, o autor fazia ofensas e comparava Jordis a Rob Ford, prefeito de Toronto (Canadá), que ficou conhecido no ano passado por um vídeo em que ele usava crack.

O Twitter permite que usuários criem contas falsas. No entanto, exige que os perfis sejam identificados como uma paródia.