Topo

Em projeto na Austrália, mães usam Google Glass para melhorar amamentação

Sarah Bailey amamenta Patrick, de cinco semanas, enquanto usa o Google Glass - Reprodução/News Limited
Sarah Bailey amamenta Patrick, de cinco semanas, enquanto usa o Google Glass Imagem: Reprodução/News Limited

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 13h12

Um projeto da Associação Australiana de Amamentação está usando o Google Glass para orientar mães sobre como alimentarem corretamente seus bebês. As participantes usam os óculos inteligentes enquanto amamentam e recebem as instruções de conselheiras, que assistem ao vídeo da cena.

Para tornar o projeto possível, a empresa Small World Social desenvolveu um aplicativo especial chamado "breastfeeding throughglass" (Amamentação pelo Glass). Com ele, as mães podem receber instruções passo a passo em tempo real, além de assistir aos tutoriais em vídeo.

O projeto pode ajudar, por exemplo, mulheres que normalmente contariam com dicas e orientação das próprias mães e outras familiares, mas moram longe delas. 

“As conselheiras guiam a mãe no processo de amamentação, abordando problemas e questões específicos a partir de vídeo em tempo real, de forma privada e segura. Elas não têm de viajar nem esperar. O serviço é sob demanda e oferecido onde for necessário, não importa onde a mãe está”, descreve o site do projeto.

Testes

No programa piloto, quinze conselheiras orientaram cinco mães com o Google Glass durante seis semanas.

Uma delas foi Sarah Bailey, que tem três filhos – o mais novo deles é Patrick, de cinco semanas.  Ela disse ao jornal australiano “Herald Sun” que as instruções foram válidas para ela melhorar sua técnica de amamentação e que não achou os óculos invasivos.

“Foi ótimo poder fazer uma videochamada para alguém que pode dar indicações do ponto de vista de uma mãe, literal e figurativamente”, comentou.