Topo

Homem invade câmera de babá eletrônica nos EUA e grita para acordar bebê

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 16h11

Um casal de Cincinnati, nos Estados Unidos, levou um susto enquanto dormia quando ouviu um homem gritando “Acorde, bebê!” pela câmera da babá eletrônica instalada no quarto da filha. Um cibercriminoso conseguiu invadir o sistema do aparelho que transmite vídeo pela internet.

Segundo o “Daily Mail”, o casal Heather e Adam Schreck pensou ter ouvido uma voz estranha na casa. Heather então pegou o smartphone que mostra imagens de uma câmera que instalou no quarto da filha Emma, de 10 meses.

O vídeo em tempo real mostrava que a câmera estava movendo-se erraticamente. O equipamento só deveria mover-se caso a criança estivesse em movimento ou se outra pessoa estivesse no quarto.

Homem invade câmera de babá eletrônica nos EUA e grita para acordar bebê - Reprodução/Fox19 - Reprodução/Fox19
Câmeras que transmitem vídeo pela internet podem ser invadidas assim como PCs
Imagem: Reprodução/Fox19

“Então, eu ouvi a voz estranha de novo gritando com a minha filha. Um homem gritava: ‘acorde, bebê, acorde!’ Depois, começou a gritar tentando acordá-la”, contou a mãe de Emma ao canal “Fox 19”.

Adam foi até o quarto da filha e assistiu à câmera ser apontada para ele. O intruso online passou a gritar palavrões até que o pai de Emma desligasse a câmera. “Você meio que se sente violado”, lamentou. O homem que invadiu a câmera não foi identificado.

Segundo especialistas de segurança, as câmeras IP, que transmitem vídeo pela internet, podem ser invadidas da mesma forma como ocorre com computadores e laptops.

A dica para evitar que sejam hackeadas é manter o firmware do aparelho sempre atualizado conforme indicação da fabricante, além de trocar constantemente as senhas da rede Wi-Fi da casa e da própria câmera (evitando usar a mesma combinação para as duas).