Topo

Recife: homem é preso por ameaçar divulgar via WhatsApp vídeo íntimo de ex

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

29/04/2014 20h21

O professor de jiu-jítsu Euller Alves Barbosa, 25, foi preso no Recife (PE) no último sábado (26) acusado extorquir a ex-namorada com a ameaça de publicar vídeos íntimos da jovem -- prática conhecida como "vingança pornográfica" -- pelo aplicativo de bate-papo WhatsApp. As imagens foram gravadas durante sexo virtual praticado pelo casal por meio do Skype.

A prisão de Barbosa foi feita por agentes da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Pernambuco e ocorreu no Terminal Integrado de Passageiros, zona oeste de Recife.

Segundo a polícia, as ameaças foram feitas pelo WhatsApp. “Depois que estiver na internet nunca mais sai. Todo mundo baixa seu vídeo. Quero ver arrumar emprego. Sua família toda sentindo vergonha e falando de você”, ameaçou Barbosa em mensagem enviada para a ex-namorada, que teve a identidade preservada.

Recife: professor é preso por ameaçar divulgar online vídeo íntimo de ex - Divulgação/Delegacia de Crimes Cibernéticos-PE - Divulgação/Delegacia de Crimes Cibernéticos-PE
Mensagens no WhatsApp de Euller, no celular apreendido pela polícia, mostram ameaças feitas à ex
Imagem: Divulgação/Delegacia de Crimes Cibernéticos-PE

Segundo a polícia, Barbosa usou softwares de gravação durante as chamadas de vídeo feitas pelo Skype quando praticava sexo virtual com a então namorada. A vítima não sabia que estava sendo gravada. Com o término do namoro, ele passou a ameaçar a jovem de publicar os vídeos e ditar o que ela deveria fazer para que ele não a difamasse.

“A jovem contou que no mês passado tentou acabar o relacionamento e ele disse que tinha gravado momento de intimidade do casal e iria publicar tudo na internet”, afirmou o delegado Germano Cunha.

O UOL tentou identificar o advogado do acusado, mas não conseguiu até a publicação da reportagem.

Ameaça
Barbosa reside em Brasília (DF) e, segundo a polícia, obrigou a jovem a pagar a passagem de ônibus da capital federal até Recife, no valor de R$ 314, também sob a ameaça de divulgar as imagens.

A jovem contou à polícia que ele já havia avisado que iria voltar de avião para Brasília e ela teria de pagar a passagem. “Ele ia ficar hospedado na casa da jovem contra a vontade dela, pois ela não queria mais manter o relacionamento, mas estava amedrontada com as ameaças”, contou o delegado.

A polícia apreendeu o celular do acusado e constatou que o aparelho continha outros vídeos e fotos íntimas da vítima.

Barbosa foi autuado em flagrante por extorsão, pois, segundo a polícia, a compra da passagem caracterizou o crime. Caso condenado, ele poderá pegar uma pena de 4 a 10 anos de prisão. Barbosa está preso no Cotel (Centro de Triagem), em Abreu e Lima (região metropolitana do Recife), onde está à disposição da Justiça.

A polícia está investigando se o acusado está envolvido em outros crimes cibernéticos e deverá concluir o inquérito na próxima segunda-feira (5).