Topo

Xperia E1: smartphone da Sony tem TV digital e tecnologia Walkman

Xperia E1 dual DTV vem com com TV digital; nos testes, porém, apenas um canal foi sintonizado com qualidade em diferentes locais - Divulgação
Xperia E1 dual DTV vem com com TV digital; nos testes, porém, apenas um canal foi sintonizado com qualidade em diferentes locais Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius e Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 06h00

O smartphone Xperia E1 dual DTV, como indica o nome, oferece ao usuário a função de TV digital. Mas seu foco é voltado mesmo a usuários que gostam de música: ele tem tecnologia Walkman, que permite trocar de faixas de acordo com os gestos e compartilhar canções no Facebook. De quebra, é equipado com as funções que aumentam a clareza do som e ampliam a potência sem causar distorções.

Um dos destaques é a função ClearAudio+, que deixa o som mais nítido, dando a impressão de estar mais próximo dos ouvidos. Quando ativada, é clara a diferença e o incremento na qualidade, principalmente em relação aos graves.

Para quem dispensa o fone de ouvido, o Xperia E1 Dual é capaz de reproduzir músicas em volumes altos sem distorcê-las, com auxilio da função xLOUD. Ele atinge 100 decibéis, algo alto o suficiente para incomodar pessoas ao redor (de acordo com a música, claro). A título de comparação, um secador de cabelo emite entre 80 dB e 90 dB. Mesmo quando está no volume máximo, ele não distorce o áudio.

O smartphone dá ainda a possibilidade personalizar a experiência musical. Pode-se ativar ou desativar o surround, escolher entre som de estúdio, boate ou sala de concertos. Esse recurso dá ao usuário a liberdade de decidir, de acordo com o ambiente, qual função é mais adequada para a reprodução das músicas.

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, músicas pesadas – em que se destacam guitarra e solos de bateria – ficaram muito mais nítidas e agradáveis na opção estúdio. Já os acústicos apresentam boa qualidade mesmo com o surround desligado. Para faixas com acompanhamento apenas de piano, uma boa dica é ouvir na opção Boate – ela destaca o instrumento sem minimizar a voz do cantor.

Para encerrar a questão áudio, o E1 oferece acesso aos arquivos com botões dedicados e resposta a gestos: dá, por exemplo, para mudar as canções aleatoriamente ao pressionar um botão enquanto movimenta o celular de um lado para o outro. Essa função é mais bacana na teoria do que na prática. Ficar chacoalhando o smartphone é um tanto incômodo e pode até mesmo ser constrangedor em determinadas situações.

Assim como em outros Androids, a transferência de músicas do PC para o celular é simples: basta clicar e arrastar os arquivos, da mesma forma que se faz ao usar um pendrive.

Outros recursos
A versão do Xperia E1 dual avaliada pelo UOL Tecnologia veio equipada com TV digital (modelo exclusivo para o mercado brasileiro).
Nos testes realizados, a função “televisor” funcionou bem, embora somente a Globo pegasse com qualidade em diferentes locais (para isso, a discreta antena precisa estar em uma posição apropriada para a recepção do sinal). Nesse canal, a imagem não ficou pixelada nem travou durante as avaliações da reportagem.

Os outros canais eram exibidos com qualidade ruim (imagens travando ou com baixa resolução). Em alguns casos, eles simplesmente não eram detectados pelo telefone, de acordo com o local que era utilizado.

Com sua tela de 4 polegadas touchscreen, a visualização de vídeos é clara, com imagens vivas e iluminadas. A câmera de 3 megapixels é mais fraca do que se espera, formando imagens com pouca qualidade na exibição de cores e formatos.

Apesar de ter formato e peso agradável, a capa de trás, que dá acesso a bateria, chip e cartão SD, é muito difícil de ser removida. Aparenta fragilidade e dá a sensação de que pode quebrar enquanto é aberta.

Por fim, o Android 4.3 (Jelly Bean) do aparelho tem aquele jeitão característico das interfaces da Sony: com itens arredondados e tons azuis por todos os lados. Utilizar apps e trabalhar com a internet, seja visitando paginas ou acessando e-mails, são tarefas simples que podem ser realizadas rotineiramente.

O importante é não abusar muito do smartphone e requerer funções multimídia: seus parcos 512 de RAM não suportam trabalhos robustos.
Em se tratando de um aparelho com preço sugerido de R$ 600, pode-se considerar que o Xperia E1 executa bem as funcionalidades básicas. E, de quebra, pode agradar muito os fãs de música.