Topo

'Eu me senti importante', diz Silvio Luiz sobre narração no aplicativo Waze

Silvio Luiz emprestou sua voz ao aplicativo Waze - Wayne Camargo/Divulgação RedeTV!
Silvio Luiz emprestou sua voz ao aplicativo Waze Imagem: Wayne Camargo/Divulgação RedeTV!

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

22/05/2014 06h00

Depois de narrar os jogos de videogame da franquia “Pro Evolution Soccer”, o jornalista esportivo Silvio Luiz, 80, chegou a mais um dispositivo tecnológico: o smartphone. Agora, Silvio empresta sua voz para o aplicativo de mapas Waze.

A narração está disponível para Android, iOS e Windows Phone até dia 20 de julho, uma semana após o fim da Copa do Mundo. A voz da jornalista de esportes Renata Fan é outra opção temática, com prazo de validade, no Waze. 

Sobre ter sua voz no aplicativo, Silvio disse que ficou contente. “Eu me senti muito importante podendo ajudar os outros de uma maneira diferente. É informativa [a narração] e deixa você mais alegre no trânsito”, contou.

Com a própria voz, tradicionalmente rouca, o narrador utiliza alguns de seus bordões. Ao iniciar o caminho, por exemplo, o usuário ouve a frase “apita o árbitro, começa jogo. Pau na máquina!”.  Já quando há um problema na via, o narrador diz “pelo amor dos meus filhos, cuidado. Tem um acidente na pista”.

As frases do app, como essas acima, foram escolhidas em conjunto por Silvio e a equipe do Waze. “Foi um acordo. Cada um dava palpites, e as falas que eles acharam melhores foram aproveitadas. Muitas foram gravadas e ficaram de fora”, conta Silvio. O processo de gravação durou apenas seis horas, divididas em dois dias.

Vídeo traz a narração de Silvio Luiz no Waze

Mesmo com a raiz de sua carreira em veículos mais tradicionais – ele começou nas rádios -, Silvio afirma que se mantém ligado nas novas tecnologias. “A fila anda e, se você não acompanhá-la, a ‘dita cuja’ morre”, contou.

Um sinal desse comportamento é a adesão do jornalista às redes sociais. Ele marca presença no Twitter (@silvioluiz) com mais de 500 mil seguidores e tem uma página pessoal  e até fã page no Facebook. Silvio mantém também um site com informações pessoais.

O próprio narrador atualiza sua conta no Twitter. Entre os assuntos que aparecem nas redes sociais do jornalista estão notícias sobre tecnologia games e futebol.

Como habilitar

Para ativar a voz de Silvio Luiz no seu smartphone, acesse o botão configurações (um ícone redondo no canto inferior esquerdo do app), clique em "Som" e então no botão "Vozes". Depois, localize o nome do narrador na lista e o selecione. Para desativar a narração, entre na mesma lista e escolha outra opção de voz.