Topo

Nokia Lumia 925 agrada usuário que procura smartphone com boa câmera

Revestido em alumínio, o smartphone Lumia 925 roda a plataforma Windows Phone 8 - Divulgação
Revestido em alumínio, o smartphone Lumia 925 roda a plataforma Windows Phone 8 Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 06h01

O smartphone Nokia Lumia 925 se destaca pelo conjunto fotográfico: faz ótimas e coloridas imagens. Garante ainda excelente zoom digital. O telefone captura fotos nítidas mesmo em baixa luminosidade e proporciona uma experiência divertida por causa de seus aplicativos de edição.

Leve para seu tamanho (tem 4,5 polegadas e pouco mais de 130 gramas), o Nokia Lumia 925 também é fino (8 mm). Seu design é sofisticado: assim como outros aparelhos da família Lumia, é retangular e tem as pontas arredondadas. Revestido em alumínio, ele roda a plataforma Windows Phone 8.

A câmera traseira de 8,7 megapixels conta com a tecnologia PureView, baseada no chamado oversampling (que combina múltiplos pixels em um único). “Uma imagem de 8 megapixels contém superpixels combinados de pelo menos 3 megapixels cada”, diz a Nokia. Esse blá-blá-blá todo, na prática, garante ao Lumia 925 alta qualidade da imagem e zoom digital sem perda de detalhes, contrates, cores e resolução. Além disso, facilita a transferência dos arquivos. 

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, as fotos tiradas em ambientes mal-iluminados criaram cor e luminosidade depois da captura. Imagens com zoom no máximo ficam bem focadas. Para auxiliar esse recurso, o Lumia conta com uma luz auxiliar de foco que, como o nome já adianta, ajuda a capturar fotos claras e brilhantes, mesmo com o flash desativado. 

Outro item que a PureView agrega aos aparelhos é o IOS (estabilizador óptico de imagem), que tende a diminuir os borrões (principalmente dos cliques feitos em movimento).

Com zoom digital de 4x e flash LED duplo, o Lumia 925 ainda tem uma série de recursos “divertidos”. A função Nokia Smart Cam permite que o usuário faça várias capturas em sequência para selecionar a melhor foto ou para criar uma imagem que simula movimento. Outro item engraçadinho é o Cinemagrafia, que permite dar movimento a objetos depois de fotografados.

O recurso PhotoBeamer permite que fotos sejam enviadas para o PC sem a necessidade de cabo USB. Basta posicionar o celular em frente à tela do computador com o site www.photobeamer.com aberto, que a troca é realizada via internet.

Hardware
A tela de 4,5 polegadas, grande, garante uma experiência agradável. Já o processador dual-core (dois núcleos) Snapdragon S4 de 1,5 GHz roda suave, sem engasgar, conteúdo multimídia. Os vídeos gravados e reproduzidos têm imagens nítidas e vivas - mesmo aqueles que não estão no formado HD (alta definição) apresentam cores fortes na tela.

A velocidade de navegação também não deixa a desejar. Tanto para acessar na internet quanto para usar aplicativos e funcionalidades do celular, o Lumia 925 proporciona uma experiência livre de estresse. O touch ultrassensível otimiza a navegação e deixa o uso do celular ainda mais agradável de operar e rápido em suas respostas.

Pontos negativos
Um ponto negativo é o fato de o aparelho não ter entrada para cartão microSD. Não que ele disponha de pouco espaço de armazenamento: são 16 GB de memória e mais 7 GB gratuitos no SkyDrive. Entretanto, para ter acesso a fotos e vídeos de um celular antigo, por exemplo, o usuário deve transferir o conteúdo via PC ou Bluetooth. 

Além disso, é importante lembrar que o Windows Phone ainda carece de aplicativos consagrados em outras plataformas – sem contar que esses programas muitas vezes são diferentes. O Twitter não deixa a desejar, mas o WhatsApp quase não oferece recursos além da simples troca de mensagens. O Instagram, ainda em versão beta, não tem todas as funcionalidades presentes nas plataformas Android e iOS.

Outro ponto incômodo do aparelho é que, por padrão, ao fazer login em uma conta de e-mail, os contatos são automaticamente sincronizados com os do celular. Assim, eles “invadem” os aplicativos como o WhatsApp e a agenda telefônica. Tudo vira uma bagunça e o usuário desavisado pode sofrer até conseguir organizar tudo.

Em resumo: o Lumia 925 é uma boa pedida para usuários que procuram boas fotografias e qualidade na edição de imagem. Mas ele pode não ser uma boa escolha para os viciados em redes sociais e aplicativos famosos, pois a loja do Windows Phone (ainda) não é tão completa quanto as do Google a da Apple.