Topo

Pendrive compatível com smartphone e tablet armazena até 64 GB de dados

Pendrive DataTraveler microDUO é compatível com smartphones e tablets Android - Reprodução
Pendrive DataTraveler microDUO é compatível com smartphones e tablets Android Imagem: Reprodução

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 06h00Atualizada em 29/05/2014 08h45

Menor do que uma fotografia 3x4, o Kingston DataTraveler microDuo é um pendrive que tem como diferencial a compatibilidade com smartphones e tablets Android - além disso, ele também funciona em desktops e notebooks. De um lado de sua superfície, a traquitana se conecta às portas microUSB de dispositivos portáteis. Do outro, às entradas USB de máquinas com Windows, Linux ou Mac.

O modelo avaliado pelo UOL Tecnologia, com 32 GB e preço sugerido de R$ 112, mostrou-se bastante prático. Antes de utilizá-lo, recomenda-se baixar no tablet ou no smartphone um gerenciador de arquivos, para trabalhar mais facilmente com os dados no pendrive. Nos testes da reportagem, optou-se pelo básico e gratuito Gerenciador de Arquivos Gira.me (da Clean File Manager).

Com o DataTraveler microDuo, é possível manusear arquivos e trocar dados entre máquinas de diversos portes. Por exemplo: de um PC para um smartphone, de um tablet para um Mac, de um telefone para um tablet. Quase qualquer máquina com entradas USB e microUSB consegue trocar dados facilmente usando a traquitana da Kingston.

Além disso, ele garante que dados alocados no pendrive rodem em tablets e em smartphones, sem a necessidade de transferência (basta espetá-lo no portátil, acionar o gerenciador de arquivo e acionar o conteúdo do Kington para rodá-los ou visualizá-los). Na avaliação do UOL Tecnologia, ele trabalhou perfeitamente com diferentes tipos de mídia – vídeos com legendas, músicas e até dados compactados em RAR.

Entre os pontos negativos estão seu preço – cartões de memória com a mesma capacidade (32 GB) custam metade dos R$ 112 pedidos por ele. Também é importante considerar que, como a disponibilidade de tantos serviços em nuvem (armazenamento remoto), talvez um pendrive para portáteis não seja tão útil. Por fim, somente conversa com Android e não com outras plataformas portáteis.