Topo

Teste: receptor Mobi TV permite ver TV digital em aparelhos Android e iOS

Mobi TV: receptor de TV digital permite assistir programação aberta em aparelhos com iOS e Android - Divulgação
Mobi TV: receptor de TV digital permite assistir programação aberta em aparelhos com iOS e Android Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/06/2014 06h01

Nem todo dispositivo móvel (tablet ou smartphone) permite ver TV. Para tentar atender a essa necessidade (primordial para alguns usuários), a Mobimax começou a vender recentemente no Brasil o Mobi TV, um receptor de TV digital que funciona nos principais sistemas operacionais móveis. O dispositivo, vendido na loja da Apple e em varejistas online, tem preço sugerido de R$ 499.

A ideia de levar a TV a outros dispositivos não é necessariamente nova. Desde o início da popularização da TV digital, algumas marcas começaram a vender pendrives que podiam ser conectados ao computador. Depois foi a vez de celulares inteligentes e tablets já virem com a tecnologia embarcada.

O Mobi TV propõe o mesmo, só que com a opção de atender a mais dispositivos, desde que tenham o sistema operacional Android ou iOS. Na prática, a vantagem é poder trocar de portátil e continuar tendo acesso à TV digital (independente de o eletrônico escolhido oferecer ou não este recurso).

Como funciona

Para usar o receptor portátil de TV digital, é preciso instalar o aplicativo Siano TV, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Em seguida, é necessário ligar o dispositivo Mobi TV. No smartphone ou no tablet, conecte-se ao aparelho via rede Wi-Fi. O nome da rede que deve aparecer é algo como “Meron_MobiTV”, e a senha é “Mtvhd” (com a letra inicial maiúscula).

Ao abrir o aplicativo Siano TV, ele fará uma varredura para achar os canais de TV detectados na região. Depois, basta escolher o canal de TV aberta que quer assistir.

Dependendo da emissora, é possível ver a grade de programação no aplicativo. No software também é possível fazer gravação de programas.

Avaliação

Durante o uso do acessório, ele cumpriu bem o que promete. Comparado com uma TV convencional, o sinal chegava com um pouco de atraso – nada muito grave, mas que fará seu vizinho gritar gol antes de você.

O Mobi TV foi testado na região de Pinheiros e não houve grandes problemas na recepção de sinal 1-seg (tecnologia mais usada para transmitir TV para aparelhos móveis). No entanto, ao mudar para os canais HD (de qualidade superior), a recepção falhou bastante – provavelmente pelo fato de o sinal ser fraco. Seria interessante se o aplicativo mostrasse o nível do sinal no local onde se está.

O aparelho tem a vantagem de conectar aparelhos de diferentes plataformas. No entanto, ele não permite múltiplas conexões: não é possível ter um tablet e um smartphone conectados simultaneamente ao dispositivo.

Outro problema referente ao Mobi TV é o valor do gadget. Com preço sugerido de R$ 499, o aparelho custa o mesmo que um smartphone básico com recurso de TV. Tudo bem que o smartphone de preço similar não exibe imagens em alta definição (como o Mobi TV possibilita), mas a esse preço pode ser difícil convencer um consumidor a comprar o gadget.