Topo

Smartphone com 5 polegadas da CCE é bonitinho, mas tem hardware ordinário

Aparelho tem visual bonito e tela com boa definição, mas travou e reiniciou durante os testes  - Divulgação
Aparelho tem visual bonito e tela com boa definição, mas travou e reiniciou durante os testes Imagem: Divulgação

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

24/06/2014 06h02

O tamanho e design são as características que, de cara, mais agradam no smartphone CCE Motion Plus SK504. As bordas arredondadas chamam a atenção pelo bom gosto, enquanto a tela de 5 polegadas oferece ótima exibição de conteúdo colorido. Mas o contraponto fica com o hardware, que deixa a desejar se considerada a memória, o processador e as câmeras do aparelho. Ele é bonitinho, mas sua configuração se mostra ordinária.

As laterais do aparelho exibem botões discretos (com funções de liga/desliga e de volume). A tampa traseira se encaixa perfeitamente no telefone, dando um ar de solidez ao aparelho. Aliás, ela fecha tão bem que, posteriormente, é bastante complicado abrir o telefone para tirar a bateria, trocar cartões de memória e das operadoras – o smartphone é dual-chip.

Feita de plástico, a parte dorsal no aparelho suja com muita facilidade, sendo impregnada com marcas de dedos. No modelo preto avaliado pelo UOL Tecnologia, o celular inteiro é muito discreto, todo na mesma cor, sem detalhes em tons diferentes. 

Discreta também é versão do Android instalado no CCE. Sem muito programas previamente instalados (o que ocorre em celulares Sony e LG, por exemplo), o smartphone apresenta um sistema operacional com design extremamente limpo. Além da característica “clean”, talvez o reduzido espaço interno para armazenamento (só 4 GB) explique a pouca quantidade de aplicativos instalados de fábrica.

Para atividades simples, como jogar “2048”, ler e-mails e navegar na web, o CCE Motion Plus 504  respondeu rapidamente a comandos diversos. Mas os problemas se apresentam quando se exige um pouco mais do hardware.

Durante os testes para saber quão potente era o processador quad-core (quatro núcleos) Qualcomm Snapdragon 200 de 1,2 GHz, o celular decepcionou. Para rodar games mais pesados como “Dead Trigger 2”, o aparelho travou vezes seguidas. Em quase todas, foi preciso retirar a bateria e colocá-la novamente para ser reiniciado.

O celular também mostrou alguns problemas ao reiniciar sozinho quando estava simplesmente parado em cima de uma mesa.

Por fim, as câmeras são outro ponto fraco do CCE. As imagens registradas com a traseira (8 megapixels) em ambientes com muitas cores granulam demais. A câmera frontal serve mais para ser usada como espelho do que propriamente para fotografar ou realizar videoconferências de qualidade. Os 2 megapixels não garantem qualidade às imagens, cheias de pontos granulados.