Topo

Android Auto levará plataforma móvel do Google para automóveis

Android Auto promete facilitar acesso ao conteúdo online e informações do celular sem comprometer a segurança do motorista  - Jeff Chiu/AP
Android Auto promete facilitar acesso ao conteúdo online e informações do celular sem comprometer a segurança do motorista Imagem: Jeff Chiu/AP

Do UOL, em São Paulo

25/06/2014 16h02

O Google anunciou nesta quarta-feira (25) em San Francisco (Califórnia), durante o evento para desenvolvedores Google I/O, sua plataforma para automóveis. Chamado de Android Auto, o sistema operacional promete facilitar acesso ao conteúdo online e informações do celular sem comprometer a segurança do motorista.

A novidade não tem data para lançamento, e a empresa não informou possíveis montadoras para essa parceria. Mas, a partir dessa semana, os desenvolvedores terão acesso a um kit de programação para criar aplicativos compatíveis.

Durante a apresentação, a empresa destacou que todos os comandos podem ser dados diretamente na tela ou por viva-voz. O Google promete que o motorista conseguirá selecionar músicas ou navegar por mapas de forma muito simples, para que sua atenção esteja voltada à direção (e não aos eletrônicos).

O motorista precisará conectar seu smartphone Android ao sistema, e as informações serão  exibidas em uma tela sensível exposta no painel. Pelo fato de os dados serem puxados do celular, a empresa reforça que a “experiência personalizada estará disponível em qualquer carro compatível”.

Em março, a Apple detalhou o funcionamento do sistema CarPlay, que conectará o iPhone a veículos compatíveis. Segundo a própria empresa, as montadoras a incorporar o sistema são Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo.  Depois entrarão BMW, Ford, General Motors, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.