Topo

Google anuncia relógios inteligentes com novo sistema Android Wear

G Watch, da LG, vai começar a ser vendido nesta quarta-feira (25) nos Estados Unidos - Divulgação
G Watch, da LG, vai começar a ser vendido nesta quarta-feira (25) nos Estados Unidos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/06/2014 14h37Atualizada em 25/06/2014 16h12

O Google deu detalhes nesta quarta-feira (25) do Android Wear, uma versão do sistema Android para dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes. Segundo a empresa, os primeiros aparelhos a terem os sistemas serão o G Watch, da LG, e o Gear Live, da Samsung. Eles começam a ser vendidos ainda nesta quarta na loja virtual Google Play, mas apenas nos Estados Unidos.

A gigante das buscas não detalhou as especificações técnicas dos dispositivos. As únicas informações disponibilizadas foram que os dois modelos terão formato quadrado e serão à prova d'água. Haverá ainda um relógio inteligente da Motorola, chamado Moto 360. Este modelo deve ser lançado durante o verão no hemisfério norte (entre junho e agosto).

Detalhe do relógio Gear Live, da Samsung, anunciado durante o Google I/O, evento da companhia para desenvolvedores - Elijah Nouvelage/Reuters - Elijah Nouvelage/Reuters
Detalhe do relógio Gear Live, da Samsung, anunciado durante o Google I/O
Imagem: Elijah Nouvelage/Reuters

Android vestível

O Android Wear, basicamente, ajudará na integração entre smartphone e um relógio inteligente. De acordo com a companhia, o relógio vibrará quando alguma notificação aparecer no smartphone. Do próprio relógio será possível, por exemplo, dispensar notificações ou, em alguns casos, até respondê-las.

No caso de ligações que não podem ser atendidas, o usuário poderá enviar uma mensagem pré-configurada pelo relógio dizendo que está ocupado. Também será possível configurar um alarme, contar quantos passos deu no dia e até saber os batimentos cardíacos (para o caso de dispositivos que tenham essa função).

Toda a navegação é feita por toques na tela, e as informações aparecem no dispositivo em formato de cartões, da mesma forma que ocorre com o Google Now (assistente pessoal da empresa).

Com o tempo, a empresa trabalhará para que aplicativos de terceiros também tenham funções integradas ao relógio. Durante a demonstração, foi feito um pedido de pizza por uma versão para relógio do aplicativo Eat24. Outro app possibilitou ainda acompanhar os passos de uma receita diretamente no gadget.

Relógio inteligente Moto 360, produzido pela Motorola, tem versão do Android específica para eletrônicos vestíveis - Divulgação - Divulgação
Moto 360 tem versão do Android específica para eletrônicos vestíveis
Imagem: Divulgação