Topo

Mãe diz que foto de bebê sem blusa levou Instagram a bloquear perfil

Marlow, de 18 meses, aparece na foto removida; mãe voltou a postar a imagem e teve o perfil bloqueado - Reprodução/Babyccino Kids
Marlow, de 18 meses, aparece na foto removida; mãe voltou a postar a imagem e teve o perfil bloqueado Imagem: Reprodução/Babyccino Kids

Do UOL, em São Paulo

25/06/2014 11h51

Courtney Adamo, 33, tem quatro filhos e posta diversas fotos das crianças na rede social Instagram. Mas, na semana passada, ela disse que seu perfil foi bloqueado por causa de uma foto em que a filha mais nova, Marlow, aparecia sem blusa. O caso foi denunciado em seu blog, o “Babyccino Kids”, e o perfil com mais de 41 mil seguidores voltou ao ar – a foto que levou ao bloqueio, no entanto, continua indisponível.

O site britânico “Independent” afirma que um porta-voz do Instagram reconheceu o erro.

“Tentamos encontrar um bom equilíbrio entre permitir que as pessoas se expressem criativamente e estabelecer políticas para proteger as crianças. Esse é o motivo pelo qual nossas diretrizes colocam limitações na nudez. Mas reconhecemos que nem sempre acertamos. Nesse caso, cometemos um erro e depois colocamos o perfil novamente no ar”, disse à publicação o porta-voz, que não teve o nome divulgado.

Em seu post, antes de o perfil ser devolvido, Courtney relatou que a conta do Instagram foi bloqueada na noite de quinta-feira (19), sob alegação de “violação das diretrizes”. Antes, ela havia recebido mensagens do Instagram avisando sobre a remoção de imagens inapropriadas. Como a rede não informa quais são esses arquivos e Courtney não conseguiu identificá-los, ela achou que se tratava de um engano. 

Na quarta-feira (18), a blogueira publicou a foto em que a filha de 18 meses aparece de galochas e parcialmente sem blusa. A imagem foi removida na manhã seguinte. Courtney disse ter lido novamente os termos de uso e, na sequência, voltou a postar o mesmo conteúdo. Foi então, segundo ela, que a rede social bloqueou seu perfil. “Ela é um BEBÊ!”, escreveu a mãe na mensagem de protesto.

Recentemente, outra usuária questionou o conceito de “nudez” do Instagram depois que sua foto foi removida – na imagem, uma cantora dos EUA aparecia de calcinha. Na ocasião, Meghan Tonjes acusou a rede social de fazer a exclusão do conteúdo porque ela é gorda. Depois que o protesto ganhou força, a imagem foi devolvida ao perfil, e o Instagram se desculpou.