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Acesso à web via celular dobra em dois anos e chega a 31% dos brasileiros

Cerca de 52,5 milhões de brasileiros com dez anos ou mais usam a internet via celular  - Silvia Izquierdo/AP
Cerca de 52,5 milhões de brasileiros com dez anos ou mais usam a internet via celular Imagem: Silvia Izquierdo/AP

Do UOlL, em São Paulo

26/06/2014 11h43Atualizada em 26/06/2014 14h04

A porcentagem de brasileiros que acessa a internet via telefone celular mais do que dobrou em dois anos, chegando a 31% em 2013 – o valor representa 52,5 milhões de pessoas com dez anos ou mais. Esse percentual vem apresentando forte crescimento nos últimos anos: 4% em 2010, 15% em 2011 e 20% em 2012.

A classe A representa 69% daqueles que navegam via smartphone, seguida da classe B (48%), C (29%) e D/E (11%). A faixa etária mais adepta a essa navegação é a de 16 a 24 anos (61% deles). Depois aparecem os grupos de dez a 15 anos (45%), de 25 a 34 anos (44%), de 35 a 44 anos (25%), de 45 a 59 anos (11%). Apenas 3% dos brasileiros com 60 anos ou mais navegam no celular

Os dados fazem parte do estudo TIC Domicílios, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). O levantamento foi realizado em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. 
Entre as pessoas que navegam via portáteis, 30% acessam redes sociais, 26% compartilham conteúdo (foto, vídeo ou texto), 25% acessam e-mails e 23% baixam aplicativos.

De acordo com o estudo, o uso de telefone celular (sem necessariamente ter acesso à web) é massificado no país: 85% da população utiliza telefonia móvel (cerca de 143 milhões de brasileiros).

Computadores 
Se consideradas outras plataformas além do celular, como computador, os usuários de internet correspondem a mais da metade dos brasileiros: 51% ou 85,9 milhões de pessoas. O percentual também varia de acordo com a classe social: 97% na classe A, 78% na B, 49% na C e 17% na D e E. 

Os computadores estão presentes em 49% dos domicílios, mas a internet chega a 43% deles. ''Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à internet. Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional'', afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Nas casas com computador, os desktops representam 63% (contra 95% em 2008), os notebooks aparecem com 57% e os tablets, com 12%. Esta última categoria apresentou considerável crescimento nos últimos anos: 2% em 2011 e 4% em 2012.