Topo

Britânica diz que boneco interativo Furby xingou sua filha de nove anos

Louise Wilkinson (esq) comprou dois Furbys para sua filha e para as netas; à direita, Tia, 4 - Reprodução/Daily Mail
Louise Wilkinson (esq) comprou dois Furbys para sua filha e para as netas; à direita, Tia, 4 Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

30/06/2014 12h42

A britânica Louise Wilkinson, 42, comprou recentemente três bonecos Furby: uma para a filha Monet, 9, outro para as netas Tia, 4, e Shannon, 3. Segundo ela, o brinquedo entregue a Monet fala palavrão (“f*ck you”). Por isso, relatou a mãe ao “Daily Mail”, a criança não para de repetir o xingamento.

Lançado nos anos 90 pela Hasbro, o Furby voltou em 2013 com novas funções: sensores de movimento, aprendizado espontâneo e interação com smartphones.

O bichinho também tem uma linguagem própria, que permite a interação com outros Furbys. Ele pode aprender novos termos com o usuário, mas a mãe garante que seus Furbys não ouviram nenhum xingamento em sua casa: eles tinham acabado de sair da caixa. Em vídeo, ela mostra o bicho repetindo o termo. 

“Fiquei chocada, não acreditei no que estava ouvindo. Minha filha logo aprendeu e agora fica repetindo. Não é engraçado, porque ela pode falar isso na escola”, disse a mãe, segundo o “Daily Mail”. Louise afirmou não ser fã de palavrões, ainda mais quando ditos por sua filha.

Como precaução, ela tirou o brinquedo das crianças. “Só um dos Furbys xinga, mas pegamos os dois de volta, porque não seria justo. As crianças estão chateadas. Os pais precisam saber que isso pode acontecer.” Ela disse não acreditar que seja uma pegadinha de algum funcionário da fábrica.

A moradora de Powys (País de Gales) fez uma reclamação à loja Argos, onde comprou os brinquedos (15 libras, ou R$ 56,5 cada). A empresa disse estar investigando o caso.