Topo

Shazam e Soundhound: entenda como funcionam apps que identificam músicas

Shazam ajuda a descobrir detalhes de uma música; app é disponibilizado gratuitamente para iOS, Android, Windows Phone e Windows 8 - Reprodução
Shazam ajuda a descobrir detalhes de uma música; app é disponibilizado gratuitamente para iOS, Android, Windows Phone e Windows 8 Imagem: Reprodução

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

03/07/2014 06h01

A tecnologia facilitou bastante a busca de músicas, principalmente com aplicativos para smartphone. Para saber qual o a banda por trás de determinado sucesso ou até o nome da canção, basta baixar algum app (como Shazam e Soundhound) e deixar que ele “ouça” a melodia por alguns segundos. Se tudo der certo – e com frequência dá -, o programa devolve as informações completas da faixa. Mas como isso funciona?

A base deste trabalho está na criação de uma espécie de gráfico chamado espectrograma, que identifica a frequência de um som – seria como uma “impressão digital” da música. O aplicativo “escuta” o som, cria seu espectrograma e então o compara aos registros disponíveis em um banco de dados musical (com espectrogramas de canções já catalogadas). Para isso, o smartphone precisa ter acesso à internet.

Segundo o próprio Shazam, esse reconhecimento é feito em milissegundos. “Em questão de um segundo, ele faz a comparação em nosso banco com 30 milhões de músicas e retorna o resultado”, afirmou por e-mail ao UOL Tecnologia um porta-voz da empresa.

O sistema é eficaz, mas ainda não é perfeito. Nem sempre é possível, por exemplo, identificar uma música em um show, pois o banco de dados pode não ter aquela versão ao vivo.

“Por essa razão, esses aplicativos procuram ter várias versões de espectrogramas de músicas registrados para retornar o resultado mais próximo possível”, afirmou o professor Ivandro Sanches, do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Além dos programas que reconhecem a música, há alguns que prometem ajudar aqueles que sabem cantar um trecho da faixa, mas não têm a menor ideia do cantor ou o nome da canção. SoundHound é um dos exemplos.

De acordo com o professor de computação João Carlos Fernandes, do Instituto Mauá de Tecnologia, esses aplicativos usam sistemas de reconhecimento de voz para poder comparar o que alguém está cantando com o banco de dados de letras musicais.

“O aplicativo pode exibir ao usuário mais de uma opção de música, porque pode haver duplicidade, caso a pessoa só saiba um pedaço genérico da faixa. Por essa razão, é preciso tentar cantar por um tempo considerável para haver eficácia”, afirmou.