Topo

Aplicativo WhatsCine oferece acessibilidade no cinema para surdos e cegos

Aplicativo WhatsCine está disponível para Android e sistema iOS, da Apple. Apenas uma sala de cinema, em São Paulo, oferece o recurso  - Reprodução
Aplicativo WhatsCine está disponível para Android e sistema iOS, da Apple. Apenas uma sala de cinema, em São Paulo, oferece o recurso Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/07/2014 06h01Atualizada em 08/07/2014 10h46

Disponível para as plataformas Android e iOS, o aplicativo WhatsCine oferece acessibilidade no cinema para surdos e cegos. O programa – compatível com apenas alguns filmes em cartaz – coloca na tela de tablets e smartphones um intérprete de libras (língua brasileira de sinais) e legendas, além de emitir audiodescrição via fones de ouvido.

Por enquanto, o recurso só está disponível nas salas do shopping Frei Caneca (São Paulo): desde abril, foram mais de 150 sessões das quais participaram cerca de cem usuários com deficiência auditiva ou visual.

“Estamos trabalhando para levar o WhatsCine para mais salas em São Paulo e também no Rio, onde dez complexos de cinema oferecerão a tecnologia ainda neste ano”, afirmou Pedro Berti, gerente do app no Brasil.

Desenvolvido na Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, o aplicativo tem no Brasil parceria com a associação Mais Diferenças. Para que ele funcione – como já acontece com nos títulos “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, “Praia do Futuro” e “Os Homens São de Marte...” -, os representantes do WhatsCine se associam a produtoras, distribuidoras e também salas de cinema.   

Veja como funciona o aplicativo WhatsCine

As produtoras precisam autorizar a adaptação do conteúdo, para então serem criadas as legendas, a interpretação em libras e a audiodescrição do filme.

Já as salas de cinema têm de oferecer uma rede Wi-Fi específica, que fornece acesso ao conteúdo de acessibilidade – os recursos não funcionam via dados móveis (3G e 4G). Na rede do WhatsCine, só trafegam dados fornecidos pelo aplicativo (os frequentadores da sala não poderão usá-la para navegar na internet, por exemplo).

Para minimizar na sala de cinema o impacto das telas ligadas, o WhatsCine usa alguns recursos. Entre eles, reduzir automaticamente o brilho do celular assim que o usuário opta pela exibição de legendas. Essas letrinhas brancas aparecem sobre fundo preto, também utilizado atrás do intérprete de libras (que veste sempre camiseta preta).

O WhatsCine não revela o custo de implementação da tecnologia, mas afirma tratar-se de uma solução de baixo custo. “Sua adoção não exige nenhuma adaptação da sala de cinema, requerendo apenas a instalação de um computador e um roteador”, diz o site do app.