Topo

Fábrica da Samsung é roubada; saiba evitar a compra de eletrônicos ilegais

Do UOL, em São Paulo

08/07/2014 10h30Atualizada em 08/07/2014 12h58

Na madrugada de segunda-feira (7), um grupo armado roubou a fábrica da Samsung em Campinas (a 93 km de São Paulo), levando sete caminhões cheios de notebooks, tablets e celulares. A polícia afirma que o bando tem um esquema de receptação dos produtos, e os usuários devem ficar atentos para não comprar eletrônicos em situação de ilegalidade. 

Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), é possível saber a procedência do produto observando o número de fabricação, que fica na embalagem. “Geralmente, os grandes fabricantes possuem o código dos eletrônicos que produzem. Por isso, o usuário pode consultar a empresa para saber se aquele produto que ele deseja comprar possui origem legal”, explicou um porta-voz da associação. 

Mesmo que não haja registro de roubos na região em que ele mora, o consumidor deve manter a atenção. Isso porque um produto roubado pode ser levado para qualquer lugar do Brasil e até mesmo sair do país e retornar como importação.

Além dos registros de fabricação, outros fatores podem servir de alerta para os consumidores. O Procon-SP alerta que preços muito abaixo do mercado, más condições da embalagem e ausência de nota fiscal são características que merecem atenção. Segundo um porta-voz do órgão, “não emitir nota é um indício forte de que haja alguma irregularidade. O estabelecimento precisa desse documento para comprovar de onde veio o produto e para onde ele vai”.