Topo

Cão policial fareja eletrônicos e ajuda a prender pedófilo nos EUA

Labrador Thoreau recebeu treinamento durante 22 semanas; ele usa o faro para identificar eletrônicos  - Reprodução/Kathy Borchers/The Providence Journal
Labrador Thoreau recebeu treinamento durante 22 semanas; ele usa o faro para identificar eletrônicos Imagem: Reprodução/Kathy Borchers/The Providence Journal

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 11h58

Em uma extensa reportagem sobre pedofilia na internet, a publicação “Providence Journal” revelou como um cachorro pode ajudar a polícia de Rhode Island (Providence, EUA) a prender pedófilos.

O cão Thoreau, da raça labrador, recebeu um treinamento de 22 semanas para identificar equipamentos eletrônicos – em troca dos acertos, ele recebia comida na academia de treinamento da polícia em Connecticut. Segundo a publicação, Thoreau é o segundo cachorro do Estado com faro treinado para encontrar discos rígidos (HDs), pendrives e outros gadgets.

Em junho, o animal participou de um mandado de busca na casa de um suspeito de pedofilia. Durante a ação, o cachorro identificou a localização de um pendrive – o dispositivo estava escondido em uma lata, dentro de um gabinete de metal. Segundo o policial Eric Yelle, o conteúdo levou à prisão do suspeito.

“Se houver um cartão de memória, ele vai identificar”, afirmou o detetive Adam Houston, treinador e cuidador do cachorro. A habilidade pode ser útil, pois muitas vezes os pedófilos conseguem armazenar as imagens em dispositivos escondidos no teto ou dentro de rádios, como exemplifica a reportagem. 

Em uma demonstração, Houston escondeu eletrônicos dentro de um quarto e entrou no local com Thoreau. “Mostre, mostre”, ele dizia, enquanto o cachorro cheirava - de maneira furiosa, como descreveu o “Providence Journal” – prateleiras, mesas e gabinetes.

Como resultado, o cão encontrou um disco rígido dentro de um saquinho fechado (Ziploc), que estava sobre a prateleira. Também identificou de forma precisa os pendrives em uma gaveta. Em troca, recebeu comida. “É assim que ele come diariamente”, afirmou Houston.