Topo

'Alergia a iPad' teria causado problema de pele em criança dos EUA

Garoto de 11 anos (foto) apresentou em todo o corpo uma reação alérgica; médicos afirmam que problema foi causado pelo níquel do iPad  - AP
Garoto de 11 anos (foto) apresentou em todo o corpo uma reação alérgica; médicos afirmam que problema foi causado pelo níquel do iPad Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 11h46

Um garoto de 11 anos foi levado ao hospital pediátrico Rady Children's (San Diego, Califórnia) com um problema de pele que foi diagnosticado como “alergia a iPad”. A criança sentia coceira, causada por uma erupção cutânea, e os dermatologistas relacionaram o eczema ao uso do tablet da Apple. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) na publicação médica “Pediatrics”.

Segundo os especialistas, a alergia em todo o corpo foi causada pelo níquel presente no eletrônico. O dermatologista Sharon Jacob, que tratou o garoto, afirmou que esse tipo de reação ao elemento químico provoca desconforto e requer tratamento com antibióticos, no caso de infecção. Por causa da alergia, a criança teve de faltar na escola.

O garoto já tinha um problema comum de pele, que causa escamação. Mas ele desenvolveu esse eczema depois que a família comprou um iPad, em 2010. Para confirmar as suspeitas, os médicos fizeram um teste que indicou alergia a níquel (o elemento é utilizado em moedas, baterias e produtos magnéticos, por exemplo).

“Ele usava o iPad diariamente”, afirmou o médico, segundo a agência de notícias Associated Press. A criança continua usando o tablet, mas agora com uma capa de proteção, que reduz o risco de reação alérgica.

A Apple foi contatada sobre o caso, mas não comentou se utiliza níquel nem se este elemento está presente em todas as versões do iPad.

Com Associated Press