Topo

Aplicativo WhatsApp serve de inspiração para sertanejo e axé; ouça

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 06h00

Além de ter mudado a forma como as pessoas se comunicam, o aplicativo para smartphone WhatsApp tem servido de inspiração para diversos artistas brasileiros. Mas o nome correto do aplicativo raramente é citado. Para eles, o que existe mesmo é o “ZapZap” – forma pela qual o programa para celular é conhecido em diversas regiões do Brasil.

Em uma busca no YouTube, é possível achar pelo menos dez músicas que foram inspiradas no aplicativo. O axé “ZapZap”, composto pelo cantor baiano Mr. Galiza, é uma delas.

“Comprei um smartphone e instalei o aplicativo. Recebi várias fotos e vídeos. Entre eles, o de uma mulher suplicando para a filha deixar de usar o aplicativo, pois estava viciada. Dali já tirei parte da canção”, explica Robert Galiza, 34,  que escreveu a letra no início do ano.

A música fala do vício do WhatsApp e foi feita por ele após perceber que todo mundo só falava do tal “ZapZap”. O vídeo que recebeu pelo próprio aplicativo deu origem ao início da canção: “Meu Deus, meu Senhor. Me ajuda, por favor. É na escola, no trabalho ou faculdade. Estou viciado no ZapZap”. O clipe da música no YouTube já tem mais de 100 mil visualizações. 

Também pegando onda no programa de comunicação, o mineiro Thiago Pereira, 20, resolveu fazer uma música sobre o WhatsApp. “A inspiração foi o aplicativo. Começou a ficar bem popular, aí resolvi escrever a música”, disse ele, que faz parte da dupla Thiago e Junior, de Divinópolis (MG). Na versão sertaneja, o nome extraoficial do app é escrito de forma separada: “Zap Zap”.

Nessa canção, Thiago sugere que a namorada aproveita a distração do namorado para fazer “Zap Zap”. "Enquanto você está no ‘Whats’, aí ela me liga. Enquanto você está no Whats, eu pego ela para você. Eu vou fazer é Zap Zap. Ela vai querer é Zap Zap", diz a música.

Enquanto os músicos brasileiros criam rimas com WhatsApp, os desenvolvedores do programa se vangloriam de nunca terem gasto um dólar em publicidade. A popularidade do serviço de mensagens, segundo eles, veio do boca a boca. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e atual dono do aplicativo, agradece a propaganda gratuita.