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Buzzfeed dá dicas para fazer o seu conteúdo se espalhar nas redes sociais

Scott Lamb, vice-presidente do site Buzzfeed, foi considerado uma das "25 pessoas mais virais da internet"" - Divulgação
Scott Lamb, vice-presidente do site Buzzfeed, foi considerado uma das "25 pessoas mais virais da internet'' Imagem: Divulgação

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

18/07/2014 20h43

Scott Lamb, 38, vice-presidente do Buzzfeed, veio ao Brasil para participar do festival Youpix, realizado nesta semana em São Paulo. Aos participantes do evento, ele deu dicas sobre como criar na internet conteúdo com grande potencial de compartilhamento. A bagagem para falar do assunto foi acumulada durante sete anos no Buzzfeed, onde 75% da audiência vem das redes sociais.

Com esse alto poder de propagação – tratam-se de 130 milhões de usuários únicos a cada mês -, muitos internautas acessam o Buzzfeed sem nunca entrar diretamente no site. Esse público chega ao conteúdo graças a compartilhamentos de outros usuários ou atualizações do próprio Buzzfeed nas redes sociais.

Confira a seguir as dicas de Scott Lamb – considerado uma das “25 pessoas mais virais da internet” - para aumentar o alcance do conteúdo.

Você compartilharia isso?
Se você quiser que o conteúdo se espalhe, deve responder às seguintes perguntas: eu compartilharia essa informação? Meus amigos compartilhariam? Pessoas que eu não conheço compartilhariam? Se a resposta for sim, são boas as chances de sucesso.

Tente entender a lógica do compartilhamento
Essa é difícil. “O motivo que leva as pessoas a compartilharem conteúdo está ligado à psicologia humana”, define Lamb. De forma geral, os usuários tendem a propagar um link para se expressar: querem mostrar que são engraçados, que estão de bom humor, que têm aquelas convicções políticas, que gostam de determinado tipo de música. Daí a importância de criar conteúdo com o qual o internauta se identifique (veja mais no tópico abaixo).

Ainda segundo Lamb, há algumas “emoções-chave” que levam ao compartilhamento: surpresa, inspiração e alegria (conteúdo de humor).

Crie identidade com o público
Para espalhar um conteúdo, as pessoas precisam se identificar com ele. Daí a importância de pensar em um grupo específico de pessoas: canhotas, amantes de bichos, fãs de tecnologia ou fanáticos por um tipo de música, por exemplo. Na teoria, quanto maior a abrangência do tema, maior o seu alcance.

O post mais popular do Buzzfeed ultrapassou em pouco tempo 40 milhões de visitas. Trata-se de um teste bem-humorado, que promete indicar a qual Estado norte-americano o usuário realmente pertence. O tema, portanto, pode interessar a todos os moradores dos Estados Unidos.

Alguns exemplos, na prática, de como o Buzzfeed cria essa identidade: “44 pequenas tragédias que só quem viveu nos anos 80 vai entender”; “38 dicas surpreendentemente brilhantes para quem tem um cão”; “Quem você é na fila do self service”; “9 lições mais poderosas que o punk rock te ensina”;  “36 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Marvel Comics”.

Faça títulos honestos
O público não pode ser enganado para clicar em um link  - ou acessar a lista com “os 30 gatos mais bonitos de todos os tempos” para ver imagens de felinos caidões. Se o título promete isso, é preciso entregar gatos lindos, maravilhosos, fantásticos. Esse conceito de honestidade está atrelado aos títulos descritivos: o usuário clica sabendo exatamente o que esperar do material.

Daí o perigo de tentar adivinhar reações (“este vídeo fará você chorar” ou “impossível não rolar de rir com essa garotinha”): se a promessa não for cumprida, o internauta pode deixar de acreditar naquela fonte de conteúdo. 

Tecnologia é importante
Para o usuário compartilhar conteúdo, a tecnologia envolvida nesse processo precisa ser fácil. Se a plataforma oferecer dificuldades ou erros, o usuário pode desistir de mostrar para os amigos aqueles cem melhores GIFs da Copa do Mundo.

Zoe Roth originou o meme Disaster Girl - Reprodução - Reprodução
Zoe Roth ganhou fama como a disaster girl, ou a garota que provoca desastres
Imagem: Reprodução
 Esteja disposto a experimentar
É preciso experimentar diferentes formatos para entender o que realmente funciona no seu caso. Se não deu certo, não desista. Nessa linha, Lamb dá o exemplo de um meme que ele ajudou a propagar: o da garotinha chamada “disaster girl”.

A imagem de Zoe Roth foi registrada em 2004, durante um treinamento de bombeiro nos Estados Unidos. A foto inicialmente se espalhou via e-mail, por causa do sorriso sarcástico da criança – indicando que ela mesma poderia ter causado aquele incêndio. O conteúdo foi então postado no Buzzfeed, mas não decolou. Depois, Lamb voltou a publicar a foto com o título “disaster girl”, dando assim origem ao popularíssimo meme.

O conteúdo já tinha potencial, mas precisou de alguns ajustes para atingir proporções de um viral. Ou, nas palavras de Lamb, “para funcionar, o meme precisa de um bom nome”.  

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