Topo

Seis fatos sobre o Buzzfeed, que popularizou na web este formato de listas

Scott Lamb, vice-presidente do site Buzzfeed, fará palestra no festival Youpix  - Divulgação
Scott Lamb, vice-presidente do site Buzzfeed, fará palestra no festival Youpix Imagem: Divulgação

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

18/07/2014 06h01

Scott Lamb, 38, vice-presidente do Buzzfeed, tem como principal função expandir internacionalmente a presença do site. Ele está no Brasil para o festival Youpix, realizado nesta semana em São Paulo, e conversou com o UOL Tecnologia sobre o portal criado em 2006, que recebe mensalmente 130 milhões de visitantes únicos.

Mesmo que você não acesse o Buzzfeed, é muito provável que já tenha se deparado com seu conteúdo – baseado, principalmente, em listas com números aparentemente aleatórios (“43 coisas”, “18 vezes”, “33 imagens”...). Isso porque a maioria dos acessos vem das redes sociais: muitos usuários clicam no Buzzfeed quando algum conhecido compartilha o conteúdo via Facebook ou Twitter, por exemplo.

Em sua palestra no Youpix, Lamb deu dicas sobre como criar conteúdo que estimule as pessoas a clicar, ler e compartilhar. Ao UOL Tecnologia, ele adiantou algumas curiosidades sobre a empresa, que você confere a seguir. Em formato de lista, é claro.

1) 75% dos usuários chegam ao Buzzfeed via redes sociais.
Três quartos dos visitantes chegam ao Buzzfeed porque algum conhecido compartilhou o conteúdo. Por isso, os editores devem sempre pensar, antes de publicar, se eles mesmos compartilhariam aquele link.

2) O link mais acessado do site é um teste.
Publicado em fevereiro deste ano, este quiz teve mais de 40 milhões de visitas – ele promete indicar a qual Estado norte-americano o usuário realmente pertence.

3) Número mensal de visitantes do Buzzfeed equivale à população do Japão.
Mensalmente, 130 milhões de pessoas acessam o Buzzfeed, segundo dados divulgados pela própria empresa. É como se todos os habitantes do Japão (127,1 milhões) navegassem por lá no período de um mês.

4) O Buzzfeed popularizou na internet o conteúdo em formato de lista. 
Listas existem desde sempre. “Os dez mandamentos são uma lista. São as dez coisas que Deus não quer que você faça”, brinca Scott Lamb. Mas o site popularizou na internet esta forma de apresentar conteúdo, apostando em números aparentemente aleatórios (e não múltiplos de cinco ou dez, por exemplo).

5) As listas do Buzzfeed podem ter qualquer número de tópicos. 
Scott Lamb conta que, em uma ocasião, ele fez uma lista com 214 objetos que poderiam ser encontrados em uma mesa de trabalho. Ele admite que o resultado ficou horrível, mas acredita que foi uma experiência interessante. “Começamos a fazer listas enormes quando achamos que o conteúdo vale a pena.” Segundo ele, 29 é um número bastante popular de tópicos para os posts.

6) 30% do tráfego do Buzzfeed é gerado fora dos Estados Unidos.
Uma das metas da página criada em 2006 é expandir sua presença internacional. Além dos EUA, há operações regionais em Reino Unido, Austrália, Paris e Brasil – esta última, iniciada em 2014, conta com uma equipe de quatro pessoas em São Paulo. Em 2014, a empresa deve chegar também à Índia, à Alemanha, ao Japão e ao México.