Topo

Voo MH17: golpistas criam perfis falsos no Facebook usando nomes de vítimas

Página criada em nome da australiana Evie Maslin, 10, que morreu na queda do voo  - Reprodução
Página criada em nome da australiana Evie Maslin, 10, que morreu na queda do voo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 12h18

O site “Mashable” afirma que golpistas criaram contas falsas no Facebook usando a identidade das vítimas do voo MH17, da Malaysia Airlines, que foi abatido no leste da Ucrânia. Foram identificados ao menos cinco desses perfis fraudulentos – já tirados do ar – em nome dos australianos que estavam no voo.

As páginas divulgavam o link para um falso vídeo, que prometia mostrar o exato momento da queda. Quando os usuários clicavam no link, eram direcionados para outro site. O “Mashable” não informa qual era exatamente o objetivo do golpe, mas frequentemente esse tipo de ação visa infectar a máquina dos usuários para roubar dados bancários.

Devin Redmond, diretor-executivo da empresa de segurança Nexgate, confirmou esse tipo de golpe à publicação “Forbes”. Segundo ele, o número de perfis nas redes sociais relacionados à Malaysia Airlines subiu de 50 para 680 nos últimos dias.

Essas contas, segundo Redmond, têm principalmente três objetivos: divulgar links para espalhar códigos maliciosos (como no caso do Facebook), prejudicar a marca da companhia aérea e pedir doações para as vítimas da tragédia (a meta real, neste último caso, é obter dados de cartões de crédito).

Para evitar cair nesse tipo de golpe que usa links fraudulentos – chamado de phishing scam – o usuário deve evitar clicar em sites sugeridos por desconhecidos. Outra dica é digitar sempre o endereço do site sugerido direto no navegador: endereços iniciados com https://  são considerados mais seguros, pois usam protocolo de segurança.