Topo

Suporte personalizado é principal destaque no tablet da Galinha Pintadinha

Feito de plástico e com antiderrapantes, o suporte permite girar o tablet - Divulgação
Feito de plástico e com antiderrapantes, o suporte permite girar o tablet Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 06h00

O tablet Tectoy Galinha Pintadinha foi desenvolvido para crianças de 1 a 4 anos e vem recheado com aplicativos da simpática personagem. Ele também conta com um suporte personalizado, com o formato da galinha– trata-se, sem dúvida, de seu principal destaque. Se a peça for dispensada, o computador portátil não se diferencia em nada de outros tablets de baixo custo disponíveis no mercado. Seu preço sugerido é de R$ 500.

Feito de plástico e com antiderrapantes nos pés, o suporte engraçadinho permite girar o produto, mudando sua posição de horizontal para vertical (e vice-versa). O equipamento também vem com um case de plástico que protege contra acidentes e arranhões– bastante útil, considerando o público-alvo.Dá para tirar a capa e fazer do portátil um tablet comum, mas para isso o adulto precisará da ajuda de um clipe ou algo semelhante.

A parte traseira do computador é branca,com o desenho da Galinha Pintadinha em azul.Todas as funções externas se encontram em um único lugar, na parte inferior. Lá estão o botão liga/desliga, entrada para fone de ouvido, microUSB, carregador e HDMI, além de espaço para cartão microSD e botão de reset. O volume só pode ser controlado na tela. O tablet também vem com fone de ouvido.

Conexão e câmera

A conexão com o Wi-Fi tem seus altos e baixos. Em alguns momentos, ela funciona perfeitamente. Em outros, é tão lenta que até irrita.

O desempenho ruim apareceu curiosamente em tarefas simples, como ao acessar o Google Chrome ou abrir o app da PlayStore. O navegador demora a carregar para responder ao toque e chega a travar tudo. O usuário deve ter paciência de sobra para esperar que o tablet volte a funcionar e finalmente execute uma ação – isso se não desistir no caminho. Mas, na hora de assistir a um vídeo musical no YouTube, por exemplo, a rede não apresentou problemas.

Considerando os recursos multimídia na hora de assistir a um vídeo, a tela exibiu todas as misturas de cores com precisão. Já o áudio foi mediano: não tem graves definidos,e a voz da cantora fica mais em evidência que a melodia. Mesmo com o volume no máximo, o som não apresentou chiados ou distorções.

A câmera digital é outro ponto fraco do tablet. Com apenas 0,3 megapixel (VGA), ela tira fotos granuladas e só serve se você não tiver outra por perto. Sem contar que, como o produto vem recheado com o conteúdo da Galinha Pintadinha, não há espaço para salvar o que for fotografado. O usuário é obrigado a colocar um cartão microSD se quiser armazenar algo captado pelo dispositivo.

Aplicativos personalizados

O produto é vendido com seis aplicativos temáticos já instalados – eles também podem ser baixados em outros ultraportáteis com Android, mas neste caso alguns programinhas são pagos.

Os títulos já instalados são: Escolinha da Galinha Pintadinha (que ensina formas geométricas, vogais, números e somas), Galinha Tagarela (o usuário controla a personagem pelos cômodos da casa e ela repete o que se fala), Escorre Galinha (conforme o tablet se move, as galinhas se mexem), Genius (acompanhe a sequência de galinhas cantando), Turma da Galinha (veja vídeos e wallpapers dos personagens) e, finalmente, Caixinha de Música (músicas da turma como canções de ninar).