Topo

Mitar no Facebook: conheça o movimento de 'caça a curtidas' nos comentários

O post original tem 2.688 curtidas, enquanto uma única resposta conseguiu 1.906. Ou seja: "mitou", como indicam as próprias interações no comentário - Reprodução/Facebook/Desconhecidos.Fatos
O post original tem 2.688 curtidas, enquanto uma única resposta conseguiu 1.906. Ou seja: "mitou", como indicam as próprias interações no comentário Imagem: Reprodução/Facebook/Desconhecidos.Fatos

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 06h00Atualizada em 21/03/2024 11h14

A fanpage publica algo no Facebook e, em pouquíssimo tempo, alguém faz um bom comentário (engraçado, criativo e/ou inteligente). Mais alguns segundos e a tal resposta começa a ganhar vida própria, somando cada vez mais curtidas até garantir a primeira posição na lista de "principais comentários". Quando isso acontece, o responsável pela popular resposta "mitou" (do inexistente verbo "mitar", cada vez mais popular no Facebook, ou simplesmente "virar mito").

A prática vem ganhando força entre os usuários do Facebook. Ela funciona com base no algoritmo da rede social, que dá destaque ao conteúdo considerado relevante (com maior número de curtidas e outros tipos de interação). Não é raro o mito conseguir um número de curtidas próximo ao do post original, e as discussões naquele comentário ganharem volume (mesmo que seja com frases irrelevantes, do tipo "submito", "na sombra de sua mitagem serei seu guarda" e "prevejo mitada").

Em algumas fanpages, a "mitagem" tem mais força - é o caso da Fatos Desconhecidos, com cerca de 4 milhões de curtidas. Lá, é visível o esforço na busca por "mitar", que já deu origem até a outras páginas como Eu tento mitar na Fatos Desconhecidos mas sempre tem alguém mais rápido (20,3 mil curtidas) e Acabei de mitar na Fatos Desconhecidos (671 curtidas).

Veja a opinião de quem "mita" ou acompanha esse movimento de "mitagem".

Luiz Phellype Alves - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Luiz Phellype Alves, 21, criador do site Fatos Desconhecidos
"Mitar começou por brincadeira, mas hoje é como um viral no Facebook. Nunca mitei, mas esse movimento é muito forte na página do Fatos Desconhecidos. Há cerca de um ano, eu achava ruim e tentava banir esse tipo de post. Hoje não me incomodo mais. Dou muita risada com o que leio e acho uma forma legal de o público interagir. Para mitar, é preciso fazer comentários inteligentes e criativos de forma rápida - se demorar, fica difícil chegar ao topo."

Linton - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Linton Marcelo Möllmann, 17, estudante de farmácia
"Às vezes a pessoa consegue, com três palavras, ganhar mais de mil curtidas. É uma popularidade instantânea. Quando você mita, a sensação é a de que virou um astro da televisão: chovem solicitações de amizade no seu Facebook. A dica para ter sucesso é ser rápido como um flash e escrever uma coisa que não tenha nada a ver com o conteúdo postado, porque as frases mais sem sentido são as que mais geram mitos. Vai tentando, que uma hora acontece."

Tiago Sampaio, 28, criador do site GameMagazine
"Não sabia que o pessoal levava isso a sério! Quando fiz o comentário [que mitou na fanpage do UOL], tinha o objetivo de entreter o pessoal que acompanha a página, mas não de mitar. A sensação foi magnifica ao ver tanta gente curtindo e comentando meu comentário. Vou passar a interagir mais com posts nas redes sociais e, claro, se mitar, mitou!"

Tiago Sampaio - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Larissa Vieira, 19, auxiliar financeira
"Defino mitar como comentar algo que talvez seja até mais engraçado que o próprio post. Muitas vezes as pessoas conseguem isso sem querer, mas há também quem busque 'fama' e atenção. Mitei há muito tempo e achei legal ver que várias pessoas se identificaram com o meu comentário. Às vezes o pessoal nem lê o post e comenta algo sem noção para conseguir curtidas. O que não funciona é escrever coisas do tipo 'mitei' só para conseguir atenção."

Larissa Vieira - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Pereira Lima, 18
"Já mitei em três postagens do Fatos Desconhecidos. A sensação é engraçada, porque ao mesmo tempo que você recebe elogios também chegam algumas críticas daqueles que não conseguiram mitar. Existem pessoas que estão atrás disso a qualquer custo, mas acho que é uma mistura de sorte com bom humor."

Lucas Pereira Lima - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Leonardo Freire Novaes Da Silva, 15
"Comecei a perceber que mitar era ganhar o maior número de likes nos comentários. Então resolvi mitar e, quando fiz isso, consegui 5.000 curtidas. A sensação é muito boa, é divertido receber tantos likes. Tem também o submito, que é a resposta para a pessoa que mitou."

Leonardo Freire Novaes Da Silva - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook


Esta reportagem foi alterada em março de 2024, excluindo a foto e o depoimento de um dos entrevistados, a pedido do mesmo.