Topo

Com ajuda no Facebook, mãe identifica doença grave na filha de um ano

Kerry Grycuk e a filha, Gracie. Mãe recebeu ajuda de usuárias do Facebook para diagnosticar doença da menina - Reprodução/Facebook
Kerry Grycuk e a filha, Gracie. Mãe recebeu ajuda de usuárias do Facebook para diagnosticar doença da menina Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 11h56

A australiana Kerry Grycuk, 37, conseguiu diagnosticar a doença de sua filha com a ajuda de outras usuárias do Facebook. Muitos afirmam que o uso da internet em casos de doença pode ser prejudicial e estimular a automedicação, mas a garota já havia sido levada a diversos médicos, que não identificaram o problema. A criança foi submetida a uma cirurgia de emergência e passa bem, de acordo com o “Daily Mail”.

A ajuda via Facebook começou dia 20 de julho, quando Kerry postou uma foto de Gracie em um grupo no qual mães de Sydney (Austrália) trocam informações. A orelha da menina, que tem um ano e nove meses, estava “drasticamente inchada” e apresentava uma espécie de caroço vermelho. Logo em seguida, diversas mães começaram a se manifestar, dando conselhos e palpites. 

“Elas falaram para Kerry correr para o hospital e uma até diagnosticou corretamente a doença de Gracie como sendo mastoidite [inflamação da mastoide, a parte saliente de um osso]. Se não fosse tratada, essa infecção poderia se espalhar para o cérebro, causando sérias complicações”, afirma o “Daily Mail”. O diagnóstico foi confirmado pelos médicos, que em seguida operaram a menina.

Histórico
Gracie entrou na escola há cerca de dois meses. Logo em seguida, a garota apresentou uma infecção no peito, que parecia não sarar. A mãe passou a levá-la a médicos de duas a três vezes por semana, mas começou a achar que estava neurótica – os especialistas garantiram que é normal as crianças adoecerem após entrarem para a escola. 

No dia 19 de julho, a garota teve febre de 40 graus, e as duas voltaram ao hospital. O médico disse se tratar de uma infecção no ouvido e prescreveu antibióticos. No dia seguinte, quando dava banho na filha, a mãe percebeu o caroço na orelha e tirou uma foto. Ela enviou a imagem para sua própria mãe e postou no Facebook, onde recebeu cerca de 70 respostas em uma hora – muitas delas diziam para ir ao hospital imediatamente.

Paul, marido de Kerry, resistiu em acatar os conselhos de desconhecidos da internet. Mas Kerry disse ter ouvido seu instinto materno e levou a filha novamente para o hospital, onde esperaram cerca de cinco horas até serem atendidas. O médico disse então que a criança precisava ser operada imediatamente: o cérebro da menina teve de ser perfurado para controlar a pressão causada pela mastoidite.

Depois da cirurgia, Kerry agradeceu a todas as mães do Facebook que a ajudaram. Segundo ela, o cirurgião disse que a situação poderia ter agravado, caso ela esperasse mais. “Ela está melhor e mal posso esperar para vê-la bem novamente. Vocês são incríveis”, escreveu, de acordo com o “Daily Mail”. 

O perigo de se automedicar com base em informações da internet