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Estudo conclui que 'xingar muito no Twitter' fará você se sentir ainda pior

Na hora de dar uma boa notícia, voluntários optaram com mais frequência pelo Twitter e por mensagens de texto  - Regis Duvignau/Reuters
Na hora de dar uma boa notícia, voluntários optaram com mais frequência pelo Twitter e por mensagens de texto Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 09h16

Um estudo realizado na universidade Wisconsin-Madison (Wisconsin, EUA) indica que os sentimentos ganham força quando são compartilhados – inclusive nas redes sociais.

Dar uma boa notícia no Facebook, por exemplo, deixará a pessoa ainda mais feliz. Mas contar sobre uma briga no Twitter fará o usuário se sentir pior. “Compartilhar torna os fatos ainda mais reais”, afirmou Catalina Toma, professora da área de comunicação e supervisora da pesquisa.

O levantamento divulgado na publicação “Computers in Human Behavior” teve a participação de 300 alunos voluntários. Em um diário, eles monitoraram suas emoções, anotando o que compartilhavam, onde o faziam (ex: qual rede social, telefone, mensagem de texto) e como se sentiam em duas ocasiões: logo depois do evento e após compartilhar a informação.

“É como se o evento não tivesse acontecido até você contar para alguém”, disse Catalina. Em 70% dos casos, os voluntários optaram por utilizar algum meio - como Twitter, Facebook, telefone e torpedo -, e não pelo contato pessoal.

A pesquisadora afirmou ainda que, dependendo do tipo de informação, os usuários escolhem uma forma diferente de compartilhar. Fatos positivos são divulgados principalmente via mensagem de texto e Twitter – isso porque o portador da notícia quer dá-la rapidamente e não precisa de uma resposta imediata.

Mas quando algo ruim acontece, as pessoas preferem informar via ligação telefônica, usando esse meio considerado mais intrusivo. “É comum falarem que, quando o telefone toca, a notícia é ruim. Nossa pesquisa reforça isso”, disse Catalina.