Topo

Instagram lança Bolt, um app de mensagens rápidas para enfrentar o Snapchat

App Bolt permite enviar rapidamente fotos ou vídeos para amigos, segundo o Instagram; programa está disponível, por enquanto, apenas em três países - Reprodução
App Bolt permite enviar rapidamente fotos ou vídeos para amigos, segundo o Instagram; programa está disponível, por enquanto, apenas em três países Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 19h38Atualizada em 29/07/2014 21h06

O Instagram liberou nesta terça-feira (29) o aplicativo Bolt apenas em três países: Cingapura, África do Sul e Nova Zelândia. O programa está disponível para iOS e Android e, segundo a companhia, permite o envio de mensagens para amigos de forma rápida. A descrição das funcionalidades do Bolt lembram o Snapchat. A principal diferença é que o app do Instagram apaga as mensagens 30 dias após o recebimento, enquanto no outro aplicativo a visualização dura alguns segundos. 

Em um comunicado enviado à mídia norte-americana, o Instagram diz que o “Bolt é a forma mais rápida de compartilhar uma imagem ou um vídeo” e que espera lançar em breve o aplicativo em outros mercados.

Após baixar o programa, o usuário deve fazer um cadastro com seu número de telefone. Na sequência, ele faz uma busca em sua lista de contatos e pede que sejam escolhidos alguns contatos favoritos.

Com o aplicativo, é possível tirar fotos (apenas tocando na tela) ou fazer vídeos (segurando a tela). Para enviar o conteúdo produzido, basta tocar sobre o contato de um dos amigos. Segundo o site "TechCrunch", não é possível enviar fotos ou vídeos já presentes no smartphone.

Ao receber um "bolt", o usuário consegue visualizar o conteúdo, que é apagado do aparelho com o arrastar de um dedo. Caso o conteúdo não seja apagado, o aplicativo deleta automaticamente os arquivos após 30 dias. É possível ainda responder enviando uma mensagem de texto, uma foto ou um vídeo.

O aplicativo Bolt é mais uma tentativa do Facebook, empresa dona do Instagram, de destronar o Snapchat, que é bem famoso entre jovens no mercado norte-americano. Em junho, a rede social de Mark Zuckerberg lançou um aplicativo chamado Slingshot, que tem funcionamento parecido com o Bolt e o Snapchat.          

(Com "TechCrunch" e "The Verge")