Topo

App do Facebook em Zâmbia oferece acesso à internet grátis, mas parcial

App Internet.org oferece acesso gratuito a alguns serviço da internet na Zâmbia - Divulgação
App Internet.org oferece acesso gratuito a alguns serviço da internet na Zâmbia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 14h11

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (31) que vai oferecer acesso gratuito a alguns serviços da internet em Zâmbia. A iniciativa faz parte do projeto Internet.org, um consórcio de várias empresas da área de tecnologia que quer levar o acesso à rede a países em desenvolvimento.

Para ter o acesso sem cobrança de taxas, os usuários da operadora Airtel (que mantém parceria com o Facebook) devem baixar o aplicativo "Internet.org", disponível para a plataforma Android e para alguns telefones básicos – a companhia não especificou os modelos.

Após a instalação, o usuário conseguirá ter acesso a serviços básicos como o Facebook, AccuWeather (de meteorologia), Go Zambia Jobs (para buscar emprego), Messenger (do Facebook), busca do Google, a Wikipedia, Wrapp (um serviço que mostra os direitos das mulheres), entre outros com informação sobre Aids e dicas de saúde.

De acordo com o site americano “TechCrunch”, apesar de oferecer vários serviços gratuitos, o Internet.org também servirá de ponte para a venda de planos de dados para a Airtel. Ao clicar em um link “externo” (de sites ou serviços que não fazem parte da iniciativa), uma mensagem é exibida informando que aquela operação será cobrada.

Esse tipo de acesso gratuito a determinados serviços fere um princípio chamado neutralidade de rede. O conceito determina que todo conteúdo deve ser tratado de forma igualitária na internet, sem que se priorize um conteúdo em detrimento de outro. No Brasil, de acordo com o marco civil, as operadoras não podem tratar de forma diferenciada o acesso a determinados serviços ou páginas.

"Nós acreditamos que todas as pessoas deveriam ter acesso grátis a serviços básicos da internet, como informações relacionadas à saúde, educação, emprego e comunicação básica", disse Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, sobre o Internet.org.

Segundo o Facebook, apenas 15% da população de Zambia têm acesso à rede. No anúncio, Zuckerberg disse que pretende implantar modelo semelhante em outros países.