Topo

Pesquisador diz ter batido recorde na velocidade de transferência de dados

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 11h47

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca afirmou ter conseguido transferir 43 terabits em apenas um segundo. De acordo com a própria universidade, esse resultado é o novo recorde mundial. O último melhor desempenho seria de um grupo alemão, que alcançou 32 terabits por segundo.

Essa velocidade seria o suficiente para transferir 215 filmes em alta definição entre dois computadores, a cada segundo. Para fazer esta conta, o UOL Tecnologia considerou dados fornecidos pela fabricante de discos rígidos Seagate, que considera 1 terabyte suficiente para armazenar 40 filmes com esse formato.

Para alcançar esse índice, a equipe dinamarquesa teria utilizou cabos de fibra óptica especiais, que são muito mais potentes do que os existentes no mercado -  eles não especificam quais eram a origem e o destino dos dados. Desenvolvida pela empresa japonesa de telecomunicações NTT, essa tecnologia possui sete fios de vidro em seu interior, em vez de apenas um, que aparece no modelo tradicional.