Topo

Quer vender o smartphone? Saiba como apagar seus dados de forma segura

Antes de vender aparelho, é importante apagar dados de forma segura - Getty Images
Antes de vender aparelho, é importante apagar dados de forma segura Imagem: Getty Images

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 06h00

Vender ou passar um smartphone para um amigo pode ser uma tarefa trabalhosa, pois envolve o backup dos arquivos considerados importantes. Além disso, outro cuidado que se deve ter é apagar de forma segura as informações que já passaram por aquele telefone, como fotos e troca de mensagens.

Em um estudo recente, a empresa de segurança Avast informou ter conseguido recuperar imagens e contatos de telefones inteligentes vendidos pela internet. De acordo com a companhia, os usuários não tomaram os cuidados necessários para apagar as informações.

Veja a seguir como remover de forma segura os dados de seu smartphone antes de se passar o aparelho para frente. Antes disso, no entanto, você deve fazer o backup das informações.

Configuração no iPhone permite resetar dados do aparelho - Reprodução - Reprodução
Configuração no iPhone permite resetar dados do aparelho
Imagem: Reprodução

Apple

Para apagar os dados, usuários de dispositivos móveis da Apple (iPad, iPhone ou iPod touch) devem ir ao menu Ajustes > Geral > Redefinir. Selecione a opção “Apagar todo o conteúdo e ajustes”.

Quem também usa a função de localização Find my iPhone deve desvincular o aparelho da conta do iCloud. Para fazer isso, acesse o endereço icloud.com/find. Selecione o dispositivo e clique em “Apagar”. Depois que o dispositivo for apagado, clique em “Remover da conta”.

Android

Para aparelhos com versão acima da Android 3.0, o Google recomenda que o usuário, primeiramente, criptografe as informações (para dificultar o acesso). Vá ao menu Configurar > Segurança > Criptografar o telefone. Esse processo pode levar mais de uma hora e é irreversível. Segundo o Google, os nomes das opções podem variar de acordo com o modelo e a versão do sistema.

Restaurar dados de fábrica Android - Reprodução - Reprodução
Depois de criptografar dados, usuário precisa restaurar as configurações de fábrica
Imagem: Reprodução

Com os dados protegidos, o próximo passo é ir ao menu Configurar > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica.

Além da opção nativa do Android, detalhada acima e que pode não estar disponível em todos os dispositivos, é possível apagar dados desses aparelhos usando aplicativos. Há várias opções como o Full Wipe (que apaga e criptografa as informações do telefone e do cartão de memória), o Avast Anti-Theft (que apaga dados e localiza o telefone) e o Lookout (uma solução antivírus com a opção de apagar completamente as informações do usuário).

Windows Phone

Usuários de aparelhos Windows Phone devem apagar o conteúdo do dispositivo indo ao menu Configurações > Sobre > Restaurar configurações de fábrica. De acordo com a Microsoft, esse procedimento é irreversível.

É recomendável também desvincular o aparelho da conta do antigo usuário. Para isso, o dono do smartphone deve acessar www.windowsphone.com e fazer login com a mesma senha e conta utilizada no telefone. Vá ao menu Configurações da Conta (Account settings) e clique em Remover este telefone (Remove this phone).