Topo

Lumia 1520 tem câmera de 20 megapixels e preço de 'smartphone ostentação'

Nokia Lumia 1520 tem câmera de qualidade e boa definição na tela - Divulgação
Nokia Lumia 1520 tem câmera de qualidade e boa definição na tela Imagem: Divulgação

Marcella Blass,

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 06h00

O smartphone Nokia Lumia 1520 se destaca pela alta qualidade do conteúdo multimídia. As imagens exibidas na tela são vivas e coloridas. O áudio é cristalino. As fotos tiradas com o equipamento, de 20 megapixels, são fiéis à realidade, com traços e gráficos bem delineados. Com tudo isso, o ponto negativo do smartphone vai para o preço: R$ 2.400.

Com 209 gramas, o aparelho tem design elegante e conta com a tecnologia ClearBlack em sua tela de 6 polegadas de alta definição (1080p) – permite boa visualização mesmo em ambientes externos. Os vídeos são reproduzidos de forma clara e brilhante, enquanto as fotos estão sempre bem coloridas e vivas.

Equipado com sistema óptico de seis lentes, o Lumia 1520 capturou fotos claras e nítidas durante os testes realizados pelo UOL Tecnologia. A luz auxiliar de foto, já conhecida de outros aparelhos da marca, aprimora ainda mais a experiência fotográfica principalmente em ambientes mal-iluminados.

Quando o assunto é áudio, o Lumia 1520 não deixa a desejar. Reproduz músicas e vídeos com som alto e nítido, superagradável. Equipado com a tecnologia Rich Recording (com quatro microfones), que garante gravações sem distorção mesmo em ambientes barulhentos, “ele é capaz de gravar com níveis de som seis vezes mais alto que microfones convencionais”, diz a Nokia. Na prática, é isso mesmo que se vê (ou que se escuta).

O smartphone tem configurações poderosas. O processador Qualcomm Snapdragon, com quatro núcleos e 2,2 GHz, realiza tarefas de forma rápida, roda vídeos pesados sem engasgar. Já os 32 GB de armazenamento (mais o slot para cartão microSD) agradam quem curte colecionar aplicativos, fotos, vídeos, música.

Novidades
A tela grande do Lumia 1520 possibilita uma nova organização da página inicial: três colunas de blocos dinâmicos. Essa novidade permite localizar uma quantidade muito maior de funções e aplicativos de maneira mais rápida, otimizando a utilização do menu.

O aparelho é equipado com a última atualização do Windows Phone: o Lumia Black. Essa nova versão dá ao usuário a praticidade de agrupar vários aplicativos em um Live Tile (bloco dinâmico) com o app Pasta de Arquivos (disponível na Windows Phone Store).

Apesar de ter alguns aplicativos interessantes (caso também do Nokia Câmera, Nokia Storyteller e Mix Rádio), o aparelho com Windows Phone fica devendo em programas básicos. Além de não ter diversos títulos, opções populares como o Instagram e o WhatsApp aparecem sem todos os recursos disponíveis para outras plataformas.